terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil deve vender 17 milhões de conversores para TV digital em 2011

Estimativa é do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
Sinal da TV digital já chegou para 480 municípios, disse entidade.

Brasil deve vender 17 milhões de conversores em 2011 (Foto: Laura Brentano/G1)Brasil deve vender 17 milhões de conversores
em 2011 (Foto: Laura Brentano/G1)
O número de conversores para TV digital vendidos no Brasil deve chegar a 17 milhões em 2011, estima o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Em anúncio nesta terça-feira (23), a entidade estimou que a produção de conversores – que inclui TVs integradas, receptores para celular e mini TVs – chegue a 28 milhões em 2012.

No ano passado, o Brasil vendeu 6,6 milhões de conversores, ante os 2 milhões comercializados em 2009. O país já conta com 257 modelos de TVs com receptor integrado. Além disso, 85% das 12,5 milhões de TVs produzidas no Brasil já vêm com conversor embutido.

Segundo Roberto Franco, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o preço do receptor vendido no Brasil segue o padrão mundial. “O receptor barato já existe, mas ninguém quer comprar. O set-top box é um meio de acesso, mas as pessoas querem ter uma TV digital com tela plana e conversor integrado”, disse.

O fórum anunciou ainda que 70 cidades brasileiras já transmitem o sinal digital, que chega para 480 municípios. “O número representa mais de 46% da população ou 45% dos lares brasileiros”, afirmou Franco.
“Mesmo assim, a cobertura atinge apenas metade da população e dos domicílios. Na questão das cidades, o número é ainda mais baixo. Mas essa porcentagem vai aumentar porque agora temos mercado. Hoje, o consumidor já existe e a oferta de produtos e serviços está se multiplicando”, completou.
“Vamos ter ao longo do tempo uma facilidade decrescente para enfrentar esse desafio crescente de levar a TV digital para os rincões do Brasil. Na TV analógica foram 50 anos”, afirmou Liliana Nakonechnyj, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).
O cronograma de implementação da TV digital no Brasil prevê que todos os radiodifusores transmitam o sinal digital até 2013 e que o sinal da TV analógica comece a ser desligado em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário