terça-feira, 13 de julho de 2010

Depois do Cala Boca Galvão, chegou a vez do Cala Boca Tadeu Schmidt

tadeu twitterBem, amigos! Parece que a bruxa anda solta entre os apresentadores da Globo. Nesta segunda-feira, 21, no lugar do quase tradicional Cala Boca Galvão, estava no topo da lista de expressões mais utilizadas no Twitter o Cala Boca Tadeu Schmidt. O moço é um dos mais importantes repórteres enviados pela emissora para a África do Sul.
Diferente do Cala Boca Galvão, que é o resultado de anos de um grito engasgado na garganta de milhões de brasileiros, o caso do Tadeu é diferente. Ele só precisou de um texto lido em tom de editorial com críticas ao comportamento do técnico Dunga durante uma entrevista coletiva após o jogo para cair no desagrado dos usuários e chegar ao primeiro lugar do Trending Topics mundial (se leu esse período sem respirar, parabéns!).
Assista ao vídeo: Continuar Lendo “Depois do Cala Boca Galvão, chegou a vez do Cala Boca Tadeu Schmidt” »

LinkedIn atinge 70 milhões de usuários

linkedin-logo
De acordo com o informado na home page da rede social, o LinkedIn atingiu 70 milhões de usuários cadastrados. Em Fevereiro havia 60 milhões e em pouco tempo a rede social conseguiu atingir esse novo patamar.
Tudo isso se deve à expansão e adesão do serviço em mercados estrangeiros (Brasil, oi?!) principalmente na India e Holanda, onde os escritórios estão a todo vapor. A grande taxa de adesão também se deve a novos plugins que a equipe lançou nos últimos meses para facilitar o gerenciamento da conta.
Aqui no Brasil eu não paro de receber convites para me conectar aos meus amigos (por mais estranho que isso soe). E vocês, já estão cadastrados por lá?
Link: LinkedIn Tops 70 Million Users; Includes Over One Million Company Profiles (TechCrunch)

Internet 3G supera banda larga fixa no Brasil

huawei-e220Um levantamento feito pela Huawei, fabricante de infra-estrutura de rede, em parceria com a Teleco, consultora em telecomunicação, constatou que o número de usuários de Internet 3G no Brasil já supera os de assinantes de banda larga fixa. Boa parte desse impulso ocorreu principalmente devido às vendas de celulares 3G.
Segundo o relatório feito pela empresa, o número de usuários de 3G no país já chega a 11,9 milhões, contra 11,8 milhões de assinantes da banda larga fixa. Tal crescimento ganha destaque entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre deste ano, quando a quantidade de pessoas que passou a utilizar esta modalidade de internet móvel pulou de 1,5 milhões para 8,7 milhões de usuários.
Com isso, a consultoria reviu suas estimativas para 2010 para um total de 18 milhões de acessos móveis e 13 milhões de fixos ante previsão anterior de 15 milhões de acessos em banda larga móvel e 14 milhões por redes fixas este ano.
Em março de 2010, a cobertura da banda larga móvel no Brasil já era superior aos compromissos estabelecidos para 2012, atingindo 13,1% dos municípios. Todas as capitais de estado e municípios com mais de 500 mil habitantes passaram a ser atendidos por quatro operadoras.
Continuar Lendo “Internet 3G supera banda larga fixa no Brasil” »

Facebook fecha 2009 com receita de US$ 800 milhões

facebook-money-hat-thumb1O Facebook fechou seu balanço de 2009 e arrecadou uma receita de quase US $ 800 milhões. O número é significativamente superior ao estimado, que girava na casa dos US$ 710 milhões. O Facebook, como de costume, se recusa a comentar sobre qualquer um destes números, mas sabe-se que o fluxo de caixa em 2009 foi positivo.
O aumento da receita veio atrelado ao forte crescimento tanto de usuários quanto de anunciantes, que ajudaram a alimentar a lucratividade do site. Mesmo com toda essa expectativa, o Facebook decidiu manter uma atitude modesta, sem se vangloriar dos resultados. Talvez todo esse comedimento esteja associado ainda ao escândalo da privacidade de contas dos usuários, que acabou por gerar reclamações e protestos, e foi parar nas capas de revistas americanas.
Seja como for, a empresa fechou muito bem o ano de 2009 e caminha para repetir os lucros em 2010, atraindo assim um maior número de investidores.
Link: Facebook 2009 Revenue Was Almost $800 Million [REPORT] (Mashable)

Promotor anuncia execução de condenado via Twitter nos EUA

2010-06-twitter-declaration
Agora a pouco o assassino convicto Ronnie Lee Gardner foi executado nos Estados Unidos. A forma de execução, o pelotão de fuzilamento, não era utilizada há quatorze anos, então a notícia repercutiu enormemente por toda a mídia. Quem pegou uma carona infeliz no assunto foi o promotor Mark Shurtleff.
Shurtleff fez logo antes da execução, pelo twitter, a seguinte declaração:
Um dia solene. Estou na Corte Suprema e com meu aceno final, [o estado de] Utah usará seu poder máximo e executará um assassino. Lamentar suas vítimas. Justiça.
Como se a lambança não fosse suficiente, pouco depois ele publicou outra mensagem:
Acabei de dar permissão para o Diretor prosseguir com a execução de Gardner. Que Deus lhe dê a piedade que ele negou a suas vítimas.
A reação às declarações do promotor internet afora são extremamente negativas. A maior parte das pessoas acha que mensagens de twitter estão longe de ser uma forma adequada de dar este tipo de declaração, envolvendo a execução de alguém.
E vocês leitores? O que acham desta história? Deixem suas opiniões nos comentários!
Link: A Tweet Too Far? Utah Firing Squad Execution Announced on Twitter (Mashable)

“Toy Story 3″: o primeiro termo patrocinado do Twitter

twitter toy storyNa noite desta quarta-feira, 16, o Twitter colocou no ar seu primeiro termo patrocinado. O “Toy Story 3” é a 11º expressão do Trending Topics, lista das palavras mais utilizadas pelos usuários. Ao clicar, a pessoa tem acesso aos tweets que contém a frase. Para identificar que trata-se é uma publicidade paga pela Disney/Pixar, existe o botão ao lado “Promoted”.
Quando o Twitter explodiu e o número de usuários começou a crescer de maneira monstruosa, uma pergunta surgiu naturalmente: como esses caras vão ganhar dinheiro com isso? No começo, parecia muito complicado. Afinal, a rede de microblogs é toda baseada na vontade do usuário. Uma publicidade mal feita poderia estragar toda a graça do serviço. Mas parece que eles acertaram a mão.
Segundo a empresa, o sistema de “Promoted Tweets” permite que o termo mude de colocação caso ele realmente esteja sendo utilizado mais do que os outros. Mas, mesmo assim, a indicação de que ele é patrocinado continua ao lado. Até agora, a experiência está funcionando com sucesso. No entanto, esse tipo de espaço não deve ser utilizado por qualquer empresa.
Se o seu produto é de uma qualidade duvidosa e as pessoas já não vão muito com a cara dele, aparecer no Trending Topics só vai piorar os seus problemas. É melhor ficar quietinho mesmo.
Link: Disney/Pixar Buys The First Twitter Trending Topic Ad (TechCrunch)

Jogo do Brasil derruba tráfego da internet em 70%

grafico jogo brasil internet
Por favor, me digam quem (em sã consciência) estava na internet durante o jogo do Brasil? Quem? Que eu saiba, só o Ed Motta, que durante a partida contra a Coreia do Norte estava twittando como se nada estivesse acontecendo. Mas ele é uma das raras exceções. Mesmo sendo em horário de trabalho, a maioria dos brasileiros largou tudo e foi assistir ao jogo.
De acordo com números do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br), que faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), durante o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, houve uma queda de mais de 70% no tráfego nos Pontos de Troca de Tráfego Metropolitanos (PTTMetro). Os acessos caíram dos esperados 35 Gb/s para 12 Gb/s. Para você ter uma ideia, o tráfico registrado é menor do que se fosse um sábado ou domingo.
Os PTTs são infraestruturas que permitem que a troca de tráfego entre grandes redes, os chamados Autonomous Systems (AS), ocorra o mais próximo possível e com um número reduzido de intermediários. Eles existem em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
E quem adivinha o que os outros 30% estavam fazendo na internet? Essa é fácil! Assistindo ao jogo nos sites que estavam fazendo a transmissão. Pelo visto, somente uns 0,0001% estavam conversando com o Ed Motta no Twitter.
Link: Tráfego na web brasileira caiu 70% durante estreia da seleção (IDG NOW)

Problemas no twitter estão longe de terminar

twitter_followOs problemas do Twitter são velhos conhecidos de todos os seus usuários e muitos estão extremamente irritados, devido às constantes quedas do serviço. Desde outubro do ano passado, o pior mês do Twitter até então, o serviço vinha atingindo sua perspectiva de estabilidade.
Se você não conseguiu twittar, trocar sua foto ou nem ao menos acessar sua página pode culpar a Copa do Mundo. Com o início dos jogos, o tráfego na página se tornou intenso, e o sistema acabou entrando em colapso.
Quando o Twitter entrou em atividade, o projeto ainda possuía algumas falhas, mas no geral o sistema estava pronto para gerir a rede social. Mas com os recordes e picos de tráfego dos últimos dias, essas falhas começaram a aparecer e se somaram com outros problemas, como falta de monitoramento da rede interna, e deixou os twitteiros na mão.
Continuar Lendo “Problemas no twitter estão longe de terminar” »

Youtube ganha editor de vídeo on-line

2010-06-youtube-editor
O Youtube, serviço de vídeos on-line do Google, acaba de adicionar um recurso poderoso ao seu arsenal. Agora é possível fazer edições simples nos vídeos, diretamente no site.
É possível cortar as melhores partes dos vídeos e reunir recortes de vídeos diferentes para montar a sua obra prima. Um detalhe importante é que é impossível adicionar vídeos que não tenham sidos uplodeados pela sua própria conta. Claramente é por conta de preocupações com direitos autorais, que poderiam render processos contra o site.
Como todo o material já está no youtube a edição é relativamente rápida, mas leva alguns minutos até que o resultado final seja processado pelo site. A ferramenta, por mais básica que seja é extremamente útil. Com uma ferramenta simples de corte como esta, dá para aproveitar apenas as partes boas dos seus vídeos caseiros, cortando aqueles minutos intermináveis que nada acontece entre uma coisa e outra.
O editor já está disponível, no www.youtube.com/editor?popart=681928.
Link: Google adds cloud-based video editor (Cnet)

Redes sociais são “invadidas” por cinquentões e idosos

terceira idade internetSe você ainda acha que rede social é coisa de jovens e que as gerações passadas não entendem nada disso, é melhor tentar mudar um pouco a sua visão. Um estudo realizado pela Associação Norte-Americana de Aposentados mostra que a maioria dos cinquentões são usuários de sites de relacionamento e também utilizam aparelhos eletrônicos como o iPad.
Dos mais de 1.300 entrevistados, 23% afirmaram que utilizam o Facebook. A maioria está na rede social para manter contato com amigos e parentes. Apesar de serem bastante espertos, os cinquentões não começaram a utilizar esses serviços sozinhos. Metade dos entrevistados entrou na internet mundo por meio de um filho ou um neto.
Não pense que esse comportamento só existe nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a terceira idade está cada vez mais presente na internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília, os idosos estão utilizando a rede para conhecer pessoas, trocar receitas e até mesmo namorar. Ou seja, estão um pouco mais avançadinhos que os americanos.
Diante dessas mudanças, tome um pouco mais de cuidado quando estiver flertando em redes sociais. Aquele gatinha madura de papo interessante pode ser a Dona Maria, sua vizinha de 67 que viu você nascer e crescer.
Link: One-quarter of baby boomers use social networks, says AARP (Ricg)

Geolocalização está sendo implementada no Twitter

twitter geolocalizacao
Sem dúvida nenhuma, geolocalização é a palavra de ordem nas redes sociais mais famosas do planeta. Agora, até o Twitter está implementando um serviço para entrar na brincadeira. O Twitter Places permite que os usuários do serviço informem de onde estão enviando o seu tweet. Ou seja, mais uma forma de você mesmo acabar com a sua privacidade.
Para implementar o serviço, o Twitter firmou uma parceria com o Foursquare, Gowalla, TomTom e Localeze. Será possível verificar os check-ins feitos por outras pessoas no endereço de onde vocês está tuitando. É claro que a opção ainda não está disponível para o Brasil. Afinal, nem mesmo a tradução do site para português ele se deram ao trabalho de terminar. É provável que na próxima semana, os outros 65 países (incluindo o nosso) possam acessar a novidade.
Outra opção muito interessante será a de fazer buscas por mensagens postadas somente de determinada região. Tipo: deve ter um monte de gente lá na África do Sul falando da Copa, né? Então, você vai lá e escolhe somente os posts feitos daquela área. Dessa eu gostei!
De acordo com o blog do Twitter, a API já está liberada para que os desenvolvedores possam incorporar a função em seus aplicativas ou criarem em cima dela. As possibilidades são infinitas. Aguardaremos!
Link: Twitter agora mostrará sua localização (Mundo Tecno)

O mundo pergunta: O que é “Cala Boca Galvão”?

cartaz cala boca galvaoNa semana passada, eu escrevi um post dizendo que CALA BOCA GALVÃO era o termo mais utilizado no Twitter em todo o mundo. Na ocasião, estava acontecendo o show de abertura da Copa do Mundo 2010 e os brasileiros estavam em uma só voz pedindo para que um dos narradores esportivos mais conhecidos do País fizesse o favor de calar a boca.
Achei que a brincadeira só duraria um dia e tchau. Mas, as pessoas tomaram gosto pelo negócio e hoje (pelo quinto dia seguido) o “Cala Boca Galvão” está entre as expressões mais tuitadas do mundoo inteiro. Enquanto os brasileiros riem, o mundo olha para o trending topics sem saber direito o que está acontecendo.
Vendo os gringos com uma interrogação enorme na cabeça, twitteiros do Brasil começaram a “explicar” em inglês o que é “Cala Boca Galvão”. Uma das teorias que mais pegou foi a de que Galvão seria um pássaro em extinção no Brasil e que “Cala Boca” significava “salvem”. Assim, nós estaríamos pedindo que essa ave fosse salva. O piada ganhou até um cartas com os supostos pássaros e um Instituto Galvão no rodapé.
Continuar Lendo “O mundo pergunta: O que é “Cala Boca Galvão”?” »

Quer infectar seu micro? Então acesse um site pornô

sexo onlineOs sites com conteúdo pornográfico sempre foram uma farta fonte de vírus de computador de toda espécie. Isso não é novidade, mas o que impressionou o pessoal da International Secure Systems Lab (ISSL) foi o crescimento do risco ao acessar esses sites. Segundo um estudo recente, os sites pornôs apresentam uma ameaça de segurança aos visitantes cinco vezes maior do que se esperava.
O estudo aponta que 3,2% dos sites com conteudo erótico hospedam algum tipo de malware (bem mais que os 0,6% que eles esperavam encontrar). Para chegar a esse resultado, alguém da ISSL teve o árduo trabalho de visitar 35 mil domínios de conteúdo erótico, ‘analisando’ 270 mil páginas.
Essa maratona de acessos ao submundo da pornografia online serviu para identificar que esses sites escondem muitos perigos em links de afiliados, que aproveitam de vulnerabilidades nos navegadores dos usuários para espalhar virus. Engraçado que o relatório praticamente inocenta os sites pornôs de serem um risco à segurança dos usuários, pois afirma que 98% deles não sabem que estão fazendo isso – foram hackeados por terceiros.
Resumindo, se você quiser espalhar um virus pela internet, crie uma página de pornografia online. E se você quiser ser infctado por todo tipo de malware, então acesse esses sites.
Link: Porn sites more infected than thought (pc pro)

Moradores de rua de São Paulo têm seu próprio espaço na internet

mendigo notebook
Em 2008, o jornal The Sun publicou publicou a foto de um mendigo inglês com um notebook na mão. Na época, não pude deixar de lembrar do filósofo Pierre Levy que disse
com o espaço cibernético temos uma ferramenta de comunicação muito diferente da mídia clássica, porque é nesse espaço que todas as mensagens se tornam interativas, ganham uma plasticidade e têm uma possibilidade de metamorfose imediata. E aí, a partir do momento que se tem o acesso a isso, cada pessoa pode se tornar uma emissora, o que obviamente não é o caso de uma mídia como a imprensa ou a televisão
Agora, em São Paulo, parece que o acesso está chegando até um dos pontos menos prováveis: aos moradores de rua. O projeto Ruas Digitais funciona como um mural digital cheio de serviços para essas pessoas. Lá, ele encontram anúncios de emprego, cursos, procuram por parentes e contam sua histórias. O objetivo do site é dar voz aos moradores de rua, integrando-os à sociedade através da internet.
O ponta pé inicial do projeto foi dado no trabalho de conclusão de curso dos estudantes Guilherme Giuntini, Leandro Gomes e Amália Mazloum na UNIFIAM FAAM. Além do espaço, o Ruas Digitais promove cursos de informática, dança, teatro, música e aulas de português para pessoas que queiram aprender ler e escrever. Os cursos são gratuitos e focados na população de rua.
Esse é um bom exemplo de como usar o online como base para a inclusão social.
Link: Projeto Ruas Digitais

Bing faz buscas em redes sociais

Facebook Twitter
Em outubro do ano passado a Microsoft passou a incluir o Twitter nos resultados de buscas efetuados através do Bing. O resultado foi satisfatório, pois na última quarta-feira (09/06), Yusuf Mehdi, vice-presidente sênior de negócios online anunciou o bing.com/social, uma nova página de busca social que mostra resultados do Facebook e do Twitter.
Os usuários poderão, através do site buscar por tópicos ou ver quais são os assuntos mais comentados. Será possível encontrar um resumo dos tópicos, bem como uma lista dos links mais compartilhados no Facebook e no Twitter. Os usuários também poderão ver quantas pessoas compartilham cada link.
O serviço mostra informações sobre as páginas de fãs do Facebook e os links compartilhados mais populares que as pessoas publicam em suas próprias páginas, mas somente de forma consolidada, ou seja, a Microsoft não mostrará informações públicas, como nomes ou fotos, que possam ser associada a um indivíduo.
O Google também passou a inclui itens do Twitter nos resultados de busca, mas Mehdi argumenta que a oferta da Microsoft é melhor:
Nós temos o melhor acesso à informação social do Twitter e do Facebook que qualquer outro motor de busca e pretendemos adicionar mais recursos a nossa busca social no futuro próximo, por isso, volte sempre e procurar novas mudanças na bing.com/social!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário