Internet é o meio mais utilizado por brasileiros em transações bancárias
O autoatendimento em caixas eletrônicos ficou com o segundo lugar com 29,8% (8,133 bilhões) das transações. No ano anterior, foram 7,921 bilhões operações por meio desse canal. Na época, as transações realizadas por internet ficaram com 7,234 bilhões. Em comparação com outros países, esses números ainda são baixos. Mas, para o Brasil, representam uma evolução.
Mesmo com o aumento do uso da internet, em alguns procedimentos, as pessoas ainda preferem utilizar os correspondentes bancários. Para pagar contas e tributos e transferir dinheiro, por exemplo, os clientes continuam usando mais a forma clássica.
Acho que as pessoas ainda não sentem muita segurança nos sistemas utilizados por alguns bancos online. E a maioria está certa mesmo. Estão ficando cada dia mais corriqueiras notícias sobre roubos via internet. As instituições ainda precisam investir mais em seus sites.
Link: Internet já é o canal de atendimento bancário mais usado pelos brasileiros (Agência Brasil)
Indonésia ultrapassa o Brasil no ranking de mensagens no Twitter
Publicado em 05/07/2010 às 4:10 pm por Antino
Não sei o que andou acontecendo na Indonésia ultimamente, mas o levantamento mostra que, ao final de junho, 12% dos posts feitos no Twitter tiveram origem por lá. Enquanto isso, o Brasil ficou apenas com 11% dos tweets. Isso tirou o nosso terceiro lugar e nos colocou na quarta colocação mundial. No topo, continuam EUA (com 25%) e Japão (18%). Os quatro juntos representam mais da metade dos posts feitos no serviço.
Mesmo com a queda no ranking, o português continua sendo a terceira língua mais popular do Twitter, com 11% dos tweets. Diferente do que acontece em outros países, os brasileiros preferem utilizar a sua própria língua nos posts. Metade dos posts dos franceses, por exemplo, são escritos em inglês. O que é muito estranho. Num eram os franceses que odiavam falar outra língua que não fosse a deles? Os cara num são altamente contra o estrangeirismo? Tem algum francês aí?
P.S: Se alguém mais informado do que eu souber o que houve na Indonésia, por favor, faça um comentário!
Link: Brasil passa a ser 4ª maior fonte de mensagens no Twitter (G1)
Novo Wordpress já foi baixado mais de 3,5 milhões de vezes
Publicado em 05/07/2010 às 11:30 am por Paulo Vanderley
Até esse momento, os desenvolvedores não possuem muitas ferramentas para criar seus plugins além da cara e da coragem. Após esse volume todo de downloads, o Wordpress promete dar mais atenção aos programadores que desejam criar novas extensões para a plataforma.
Em post no blog oficial, Andrew Nacin prometeu que o Wordpress vai oferecer aos desenvolvedores as ferramentas que eles precisam para criar plugins melhores. Também disse que pretendem otimizar a forma como o núcleo da plataforma trabalha com os plugins nas próximas versões, além de melhorar a integração destes com o fórum (facilitando o suporte a usuários).
Estava na hora mesmo do WP olhar para os programadores que, sem cobrar nada (na maioria das vezes) disponibilizam ferramentas que acrescentam muito à plataforma. Utilizando os plugins, é possível transformar o WP em qualquer coisa, de loja virtual a fórum – ou os dois juntos. E se houver uma ferramenta para facilitar a criação de novos add-ons, melhor ainda.
Link: 100 Million Plugin Downloads and Counting (wordpress)
Bunda em capa de disco causa polêmica entre Facebook e Universal
Publicado em 05/07/2010 às 7:20 am por Paulo Vanderley
De um lado, o Facebook; do outro, a Universal
Inconformada, a Universal reclama que o Facebook está praticando censura ao negar a publicação do anúncio. A imagem da capa foi produzida pelo fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe. Não se engane com a figura, pois a foto mostra as nádegas do dançarino Peter Reed.
Apesar do bloqueio, a imagem pode ser vista no perfil da banda de Nova Iorque dentro do Facebook. Você acha que a foto é excessivamente erótica? Será que não existem imagens piores em perfis do Facebook? Comente!
Link: Universal acusa a Facebook de “censurar el arte” por no promocionar un disco (20 minutos)
O game mais difícil do mundo
Publicado em 04/07/2010 às 11:00 am por Paulo Vanderley
É difícil atravessar o percurso com o quadro vermelho
Para vencer cada etapa, basta passar o quadrado vermelho de uma área verde para outra. Parece simples, porém acredite: É bem difícil cumprir a tarefa. Eu não consegui passar da primeira fase, e nem fiz questão de conhecer as outras 29 etapas que compõem o jogo.
Acesse o site, e experimente o game mais difícil do mundo. Quem achar fácil, saiba que já existe uma segunda versão, mais complicada ainda. E quem tiver iPhone, pode baixar uma app do game para testar a habilidade no celular. O desafio é grande.
Link: World’s Hardest Game (crenk)
Bella ficará com Edward ou Jacob? Escolha o final do filme “Eclipse”
Publicado em 03/07/2010 às 10:30 am por Paulo Vanderley
A saga “Crepúsculo” está na moda novamente com o lançamento do filme “Eclipse“, e enquanto as menininhas suspiram nos cinemas por causa dos vampiros, você poderá divertir-se com o “8-Bit Twilight Eclipse“, um game dentro do Youtube desenvolvido pela dupla Benny e Rafi Fine.
No jogo, é você que controla o desenrolar da história vivida por Bella, Edward e Jacob, optando ao final de cada parte qual rumo a trama deve tomar. Bella vai ficar com Edward ou Jacob?
O mais legal é que tudo isso vai se passando num mundo onde o visual e o som contam com a qualidade dos games de 8 bit. Não resista aos vampiros: Se você gosta (ou não) da saga, mate sua curiosidade clicando no ‘Play’ do vídeo acima e crie seu final (in)feliz.
Link: Love/hate the ‘Twilight’ series? Try this game (msnbc)
Brasileiros protestam contra Dunga na internet e congestionam o Twitter
Publicado em 02/07/2010 às 3:54 pm por Chibi
Irritados com o baixo desempenho da seleção, os brasileiros inundaram o Twitter com reclamações. Figurando no Trending Topics estão tópicos como “Adeus Hexa” ou “Felipe Melo FDP”, mas o foco mesmo está em “Dunga Burro”. O técnico que não tinha aprovação unânime antes mesmo do início do mundial, ganhou ainda mais desafetos após a lista dos convocados. E a revolta é tamanha, que muitos twitteiros querem criar o “Dia de Malhar Dunga”.
Enquanto os brasileiros se revoltam com a eliminação do país da Copa, e o resto do mundo com o Twitter fora do ar, a rede social decidiu lançar um comunicado oficial, dizendo que a página passou por problemas inesperados e que engenheiros e técnicos estão trabalhando para normalizar o serviço. Com o Twitter fora do ar, a orelha do Dunga não deve estar queimando tanto.
Link: Twitter
Uso do Internet Explorer aumentou no mês de junho
Publicado em 02/07/2010 às 10:00 am por Chibi
Para quem achava que o Internet Explorer estava com um pé na sepultura, o navegador da Microsoft está mostrando os primeiros sinais de uma grande retorno.
Mesmo sendo o browser dominante no mercado, nos últimos meses o navegador vinha perdendo usuários, que preferiam o Mozilla Firefox e o Google Chrome. Mas os dados divulgados recentemente pela Net Applications, mostram que o finalmente o Explorer vem se recuperando, com um aumento de 0,57% entre os meses de maio e junho. Mas a Microsoft tem muito que comemorar, principalmente porque o Firefox, seu maior concorrente sofreu uma queda de 0,5% no mesmo período.
Continuar Lendo “Uso do Internet Explorer aumentou no mês de junho” »
Firefox Home: Mozilla envia app para aprovação de Jobs
Publicado em 01/07/2010 às 2:45 pm por Paulo Vanderley
O Firefox Home não é um navegador, mas um sincronizador de URLs entre o Firefox (instalado no PC) e o seu iPhone. Com ele, as pessoas poderão carregar no celular sua lista de links preferidos, marcadores, links sugeridos (de acordo com seu histórico de navegação), etc. Mas quando as URLs são acionadas no celular, os sites serão visualizados no Safari mesmo. Além disso, o Firefox Home só funciona numa direção, ou seja, o que você faz no celular não é atualizado no Firefox que está instalado no computador. Ficou curioso? Veja o vídeo de demonstração.
Vale lembrar que a Apple possui uma cláusula mortal na licença de uso da SDK do iPhone que compromete os desenvolvedores a não criar produtos iguais aos que o celular já possui por padrão – e o iPhone já tem um navegador, o Safari. Assim, teoricamente a Mozilla não pode lançar uma versão do Firefox para iPhone.
Mas, e o Opera Mini, navegador para iPhone que fez o maior sucesso? Calma, eu explico.
Continuar Lendo “Firefox Home: Mozilla envia app para aprovação de Jobs” »
67% dos internautas brasileiros estão na região Sudeste (e o resto!?)
Publicado em 01/07/2010 às 9:20 am por Antino
A região Sudeste é seguida pelo Sul (14,2%) e Nordeste (10,7%). O Centro-Oeste tem 6,1% dos usuários e o Norte 2%. É evidente que a quantidade de internautas está diretamente relacionada com o grau de desenvolvimento econômico de cada área do Brasil. O abismo da inclusão digital só serve para evidenciar um outro, que separa radicalmente os mais ricos dos mais pobres.
Outros dados
O levantamento realizado com dados de maio de 2010 também mostrou o grande número de crianças que utilizam a internet. Pessoas entre 6 e 14 anos representam cerca de 12% do total da população online brasileira. De acordo com o estudo, essas crianças e adolescentes gastam 25% do tempo online com entretenimento, 22% com mensagens instantâneas e para as redes sociais sobra 15%.
A pesquisa mostrou que 40,7 milhões de pessoas acessaram a internet de casa ou do trabalho em maio. Com 56,1%, a maioria dos internautas é composta por usuários que têm entre 15 e 34. A fatia de 13,3% fica com os com mais de 45 anos.
Link: Internautas entre 6 e 14 anos já são 12% da população online brasileira (IDG NOW)
Rio de Janeiro quer disponibilizar internet de 2Mbps para população
Publicado em 30/06/2010 às 9:20 am por Antino
Segundo Dias Coelho, o déficit digital do Rio é de praticamente 90%. Para diminuir esse número, a ideia é instalar uma rede para disponibilizar internet banda larga em toda a Cidade Maravilhosa. “O projeto Rio Digital é a possibilidade de construção de uma estrutura de banda larga de transmissão de voz, dados e imagem com padrão de qualidade europeu [banda larga com mais de 2Mbps de velocidade] que atenda a população não só das zonas mais protegidas da cidade, mas também das áreas mais carentes”, disse o secretário. Continuar Lendo “Rio de Janeiro quer disponibilizar internet de 2Mbps para população” »
Steve Jobs e pornografia estão juntos contra o Flash
Publicado em 29/06/2010 às 9:20 pm por Antino
Quem diria que um dia o tio Jobs e a industria da pornografia caminhariam de mãos dadas por um objetivo comum? Não, a Apple ainda não permite que aplicativos pornográficos rodem sem seus aparelhos. Então, pode tirar esse sorrisinho do rosto e se acamar. Os dois estão juntos no incentivo do uso do HTML 5 e na abolição do Flash.
Nesta semana, Ali Joone, fundador da Digital Playground, um dos pesos pesados do pornô nos Estados Unidos, anunciou que vai abandonar o Flash assim os navegadores com suporte para HTML 5 estejam sendo mais usados. Essa declaração tem um enorme peso para a briga entre os formatos e pode ajudar a Apple a acabar de vez com o um dos principais produtos da Adobe.
A industria pornográfica teve papeis importantes na mudança de diversos formatos e tecnologias. O Betamax foi pro saco depois que o pornô descobriu o VHS. Outra prova é que a briga entre HD-DVD e Blu Ray ficou indefinida até a Digital Playground resolveu adotar o segundo como seu favorito. Esqueça os grandes estúdios, o entretenimento adulto é quem manda nisso.
Já que mais de um terço da internet é pornografia, o que esse setor escolher como formato deve ganhar essa briga. Como a gigante já fez a sua indicação, é normal que os concorrentes sigam o mesmo caminho do HTML 5. Enfraquecendo ainda mais o Flash.
Será que o Jobs vai agradecer liberando a pornografia em seus aparelhos? Acho difícil!
Link: Gigante del porno dejará Flash por HTML5 (Fayer Wayer)
Chrome ultrapassa Safari nos EUA
Publicado em 29/06/2010 às 10:20 am por Paulo Vanderley
Pela primeira vez, o Chrome ultrapassa o Safari nos EUA
Nos EUA, o Chrome ficou com 8,97% de participação, enquanto o Safari registrou 8,88% de preferência entre os usuários. Na frente ainda está o IE com 52% do mercado, seguido pelo Firefox com 28,5%. As informações foram colhidas através da análise de 3,6 bilhões de page views em mais de três milhões de sites pelo mundo afora.
Considerando os dados mundiais, o Chrome já está na frente do Safari a algum tempo (9% contra 4% do Safari), mas no mercado americano só agora o Google conseguiu superar a Apple. Quem já experimentou os dois browsers sabe que o Chrome é mais leve e rápido que o Safari. Além disso, o Chrome possui um apelo maior entre os usuários do Windows – bem mais numerosos que os de Mac. Sem contar que o Google lançou uma versão para Mac do Chrome, ou seja, está invadindo o terreno do inimigo. O resultado só podia ser esse.
A origem dos dados pode ser controversa, mas acho que o pessoal do Google deve ter estourado uma(s) champagne(s) para comemorar. Afinal, é uma cutucada na Apple que esquenta a disputa que ambas empresas travam no mundo dos celulares (Android x iOS).
Link: Chrome overtakes Safari for first time to claim third place in US Internet browser market (statcounter)
10 mil pessoas nuas com Maradona
Publicado em 28/06/2010 às 12:00 pm por Paulo Vanderley
O resultado? Pelo menos 10 mil pessoas apoiaram a idéia e (pelo menos na internet) prometeram sair pelados juntos com Maradona pelas ruas argentinas. No Facebook, existe mais de uma dezena de comunidades em torno desse tema.
A mais popular delas é intitulada “Si ganamos el Mundial, me pongo en bolas en el Obelisco”, com quase cinco mil seguidores. Somando essa com todas as outras comunidades, então temos mais de 10 mil candidatos a pelados. Quem sabe, seria uma das maiores passeatas sem roupa do mundo.
Mas, para isso, a seleção argentina tem que ganhar a Copa. Se depender da minha torcida, eles podem tirar o cavalinho da chuva. Se bem que algumas torcedoras podem até valer a pena…
Link: Más de 10.000 fans, desnudos con Maradona al Obelisco (entremujeres)
Canal BBC é aceito em projeto de TV pela internet
Publicado em 28/06/2010 às 10:10 am por Paulo Vanderley
Projeto Canvas pode tornar-se realidade no ano que vem
O Projeto Canvas é um grupo de estudos formado pela BBC, ITV, BT, Five, Channel 4 e TalkTalk para o desenvolvimento de um protocolo para difusão da televisão via internet no Reino Unido. Seria como um YouTube na sua TV, onde você escolhe quais programas (ou aplicações) quer ver a qualquer hora. A previsão é que a TV sob demanda chegue às casas do Reino Unido no ano que vem.
O objetivo do Canvas, claro, é reinventar a televisão (que vem perdendo espaço para a web) e oferecer conteúdo através da banda larga na TV da sua sala. Importante: Os novos canais derivados dessa tecnologia terão acesso livre a todos, sem necessidade de assinatura mensal.
Para que a iniciativa da TV via internet dê certo, é imprescindível o trabalho do grupo, pois com as normas acertadas entre eles, os fabricantes poderão dar início ao desenvolvimento do hardware necessário (o set-top box), além de permitir criar a estrutura dos programas exibidos. Com a chegada da Google TV, é bom que os canais se movimentem mesmo.
Link: BBC To Create Internet Protocol TV Standard (slashdot)
Nenhum comentário:
Postar um comentário