terça-feira, 13 de julho de 2010

Internet

Google investe US$ 100 milhões em jogos para redes sociais

zyngaQuais são as fronteiras do Império Google? Pelo visto, esses limites ainda não são conhecidos. O gigante da internet realmente quer dominar todas as áreas desse setor. Segundo o TechCrunch, a empresa investiu entre 100 e 200 milhões de dólares na Zynga, empresa criadora de jogos sociais como FarmVille, Mafia Wars e PetVille.
Especulá-se que tal investimento faça parte do projeto para o lançamento do Google Games, que deve acontecer até o final deste ano. O objetivo do Google não é simplesmente fazer uma plataforma de jogos online. O investimento na Zynga mostra que eles pretendem também alavancar a sua rede social, o Google Me.
Misturar jogos online com redes sociais é uma das receitas de sucesso experimentadas pelo Facebook. O Google pretende seguir o mesmo caminho para conseguir, finalmente, minar a empresa de Mark Zuckerberg.
Essa não é primeira vez que o Google tenta montar a sua própria rede social e atacar o Facebook. As tentativas anteriores acabaram em belos fracassos. Será que dessa vez vai funcionar?
Link: Google invierte más de 100 millones en Zynga (ALT 1040)

Youtube vai distribuir US$ 5 milhões entre usuários

YoutubeUm programa de incentivo do Youtube divulgado na semana passada vai distribuir 5 milhões de dólares entre os usuários com os vídeos mais ativos e populares. A campanha vale apenas para “produtores” independentes, ou seja, o canal de empresas não faz parte do rateio.
A premiação foi anunciada pelo George Strompolos, gerente do Youtube, na Vidcon (um evento sobre vídeos online) para mais de 1000 testemunhas pessoas. O objetivo do Google com isso é reforçar a criação de conteúdo novo, além de aumentar a qualidade dos vídeos. Eles acreditam que se você ganhar o prêmio vai investir em fazer vídeos melhores (em vez de comprar um carro novo).
Aliás, os prêmios vão variar de dezenas de milhares a centenas de milhares de dólares. Quem disse que vídeo online não dá dinheiro? Pois bem, tente conseguir muitos acessos. Prepare sua câmera e mande ver numa história bem legal. Ou então, aposte no drama da vida real, que às vezes também rendem bons filmes.
Link: YouTube to give away $5 million to its top vloggers (latimes)

Software livre dificulta correção de bugs no Orkut. Será?

Orkut bichadoSua quantidade de amigos no Orkut caiu pela metade? Você não tem mais fãs? Suas comunidades sumiram? Não se espante, pois o Google já resolveu esse problema. Na semana passada, alguns bugs foram corrigidos no Orkut, e isso causou falhas na rede social.
Na verdade, eles modificaram algumas coisas nos widgets, e durante essa manutenção apenas as atualizações do seu perfil não eram divulgadas para seus amigos. Mas está tudo OK, e seu login/senha não corre risco (sabe-se lá até quando).
O mais engraçado nisso tudo foi a desculpa que Eduardo Thuler, gerente do Orkut no Google, disse sobre a dificuldade de correção de bugs na plataforma da rede social. Segundo ele, o fato de usarem software livre no serviço dificulta a localização de falhas. Besteira!
“Primeiro, Orkut é baseado em software open source que é objeto de atualizações frequentes, que devem ser inseridas e retiradas da árvore de códigos do Orkut. O resultado que isso pode algumas vezes tornar os bugs mais difíceis de descobrir e corrigir. Nós acidentalmente sobrescrevemos as apps de preferências do usuário, que resultou em deixar de serem postadas as atualizações de atividades, mas isso está resolvido agora”.
Caro Thuler, essa desculpa NÃO COLA.
Continuar Lendo “Software livre dificulta correção de bugs no Orkut. Será?” »

Gmail permite colocar imagens e links na assinatura de e-mails

assinatura gmail 1
Finalmente o Google implementou um recurso que já estava sendo esperado pelos usuários do Gmail há muito tempo: assinaturas em rich text. Com a novidade, você poderá colocar links e até mesmo imagens no texto da base do e-mail. Antes, isso era possível apenas com algumas gambiarras.
Outra novidade é que cada um dos seus e-mail associados ao Gmail estará como remetente da mensagem e a possibilidade de fazer uma assinatura para cada um deles. Essa opção é uma mão na roda para quem utiliza o serviço do Google para gerenciar várias contas.
Para configurar:
  • Entre na sua conta do Gmail
  • No canto direito superior, entre em “Configurações” (ou “Settings”)
  • No meio estará as opções de assinaturas. Mude como quiser
  • Quando terminar, clique em “Salvar Alterações” (ou “ Save Changes”)
Link: Rich text signatures (Gmail Blog)

China renova licença de operações do Google

googlechiina-300x164A relação entre a Google e a China não andava nada boa. Ataques de um lado, proibições do outro, a Google anunciou que deixaria o mercado chinês. Mas nesta sexta-feira, dia 9, a empresa renovou sua licença comercial com a China para operar no gigante asiático.
Em comunicado oficial, a Google assinalou que desde o lançamento do ‘Google.cn’, foi feito todo o possível para aumentar o acesso à informação e cumprir com as leis chinesas. Esse equilíbrio nem sempre foi fácil de manter, principalmente quando em janeiro, o site parou de censurar os resultados de pesquisa. Isso gerou problemas com o governo chinês e a empresa foi obrigada a desviar seu serviço de busca para Hong Kong a fim de evitar a censura chinesa, que bloqueia buscas relacionadas a assuntos delicados para o regime, ou seja, quase tudo.
Para renovar o contrato o Google parou de redirecionar o usuário para Hong Kong, e mesmo assim ficou uma semana no limbo esperando a resposta do governo chinês sobre a possível renovação do serviço. Apesar de que sua fração de mercado no gigante asiático ser inferior ao das empresas locais, a Google assegura que não quer perder sua vocação de fazer a informação mais acessível a todo o mundo, inclusive na China.
Link: Google gets nod from China to keep search page (Reuters)

Vídeos da Copa causam guerra entre Globo e UOL

Imagens da Copa são o motivo da briga entre as empresas
Imagens da Copa são o motivo da briga entre as empresas
O UOL e a Globo estão vivendo um momento de tensão, por causa da cobertura da Copa do Mundo. A briga começou depois que a Globo entrou na justiça contra o UOL, alegando que eles estavam usando suas imagens dos jogos da Copa de forma indevida. O UOL, por sua vez, alega estar dentro dos preceitos da Lei Pelé, que regulamenta claramente a utilização de vídeos de eventos esportivos.
Como a Globo possui a exclusividade da cobertura da Copa, ficou com a pulga atrás da orelha ao ver que o UOL utiliza vídeos dos gols em reportagens. De acordo com o Universo Online, a Globo havia proposto um acordo para que cada vídeo tivesse apenas 90 segundos. O Terra e o ESPN Brasil aceitaram o acordo e reduziram seus vídeos a um minuto e meio, conforme solicitado pela Globo.
O mais engraçado é que a Lei Pelé autoriza reproduzir até 3% do tempo total do evento esportivo para fins jornalísticos. Num jogo de futebol, isso significa… deixa ver, 3% de 90 minutos… pouco mais de 3 minutos de imagens. Então por que a Globo está pegando no pé do UOL? Estão estipulando uma regra que contradiz uma lei?
Continuar Lendo “Vídeos da Copa causam guerra entre Globo e UOL” »

Youtube Leanback alimenta nossa preguiça e se aproxima da TV

YouChannel-YouTube-Leanback-Preview-e1274386594493
O Youtube lançou uma nova interface para se navegar no site chamada Youtube Leanback (algo tipo, “incline para trás”), que nos apresenta uma maneira de se navegar o site sem ter que se gastar energia com cansativos cliques do mouse. Basta entrar no youtube.com/leanback, encostar na cadeira e ficar assistindo da mesma maneira que você faz com a sua TV da sala.
Uma lista de vídeos é montada a partir das suas configurações e preferências no Youtube. Esses vídeos aparecem em tela cheia e são tocados automaticamente e em sequencia para que você tenha somente o trabalho de assistí-los. Caso queira navegar pela sua lista de vídeos basta usar as setas do teclado. Também é possível visualizar os vídeos mais populares em várias categorias, como entretenimento, notícias, comédia, etc.
Uma outra novidade vinda do famoso site de vídeos é uma nova versão otimizada para celulares, que está mais rápida e com controles melhor adaptados para telas touchscreen. O endereço é m.youtube.com, mas é claro que esse link só irá funcionar corretamente em um celular.
Links:
- YouTube Leanback offers effortless viewing (Youtube Blog)
- YouTube Mobile gets a kick start (Youtube Blog)

Mulher grava “acerto de contas” com amante do marido e coloca vídeo no Youtube

amanteO mais novo sucesso do Youtube não é nenhum viral planejado por qualquer agência especializada nisso. Na verdade, a história é até meio triste. Uma mulher de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu que a sua amiga seria amante de seu marido. A advogada Vivian Almeida de Oliveira, de 34 anos, juntou as provas, foi ter a conversa com a suposta outra e tomou o cuidado de gravar tudo.
Após o “acerto” com a ex-amiga, a advogada pegou o vídeo, postou no Youtube e colocou em sua página do Orkut. Segundo a advogada, ela não queria que as imagens fossem vistas por todo mundo. “Eu não tinha noção. Em princípio achei que ficaria só no meu círculo de amigos”, disse. O problema é que não foi isso o que aconteceu. Continuar Lendo “Mulher grava “acerto de contas” com amante do marido e coloca vídeo no Youtube” »

Piores coisas para se fazer em um e-mail [FW Top 5]

email
Ah, a modernidade, é muito mais rápido receber um e-mail do que ficar esperando uma carta. Mas toda tecnologia tem um lado negativo e às vezes ter uma conta de e-mail pode ser muito, muito irritante. Por isso, o FayerWayer lista pra você coisas que podem fazer você reconsiderar a ideia de mandar uma carta:
Continuar Lendo “Piores coisas para se fazer em um e-mail [FW Top 5]” »

Prefeita de Ribeirão Preto procura médico para a cidade pelo Twitter

twitter ribeirao pedroApós o fenômeno Obama, os políticos do mundo (e, claro, os brasileiros!) abriram os olhos para as redes sociais e seu extremo potencial para divulgação e marketing de campanha. Alguns já estão utilizando a ferramenta inclusive para informes públicos e divulgação de necessidades administrativas. Esse é caso da prefeita de Ribeirão Preto.
Dárcy Vera postou na madrugada da última terça-feira, 6, uns 90 tweets divulgando o concurso para médicos do município. Essa atitude evidencia duas coisas. A primeira é que a prefeita trabalha até tarde. A outra é que tá difícil mesmo encontrar médicos para Ribeirão Preto.
No seu perfil do Twitter, ela disse que a contratação dos profissionais está sendo “uma verdadeira luta”. E olha que o salário é até “interessante”. A Prefeitura está oferecendo um salário de R$ 4.555,16 por 20 horas semanais. Bem que a minha mãe disse para fazer medicina e não jornalismo.
Mesmo com uma estratégia meio desengonçada (enviar 90 tweets!?!?), a prefeita disse que conseguiu um bom retorno de sua micro-campanha. “Tivemos um aumento de 115% no número de inscritos no concurso, entre às 23h de ontem [segunda-feira] e às 11h de hoje”, disse. Até que foi bom!
Link: Prefeita de Ribeirão Preto procura médico para a cidade pelo Twitter (G1 SP)

Kaká cura as feridas no Twitter

kaka
Todos os brasileiros que acompanharam a Copa (e teve algum que não acompanhou?) viram que o Kaká não apresentou-se com seus 100% dentro de campo. Foi no máximo uns 90%, já que 10% certamente ficaria para sua igreja. Porém todos sabemos que a principal culpa do Brasil não conseguir ter ido a diante na fase de eliminação não foi dele, e sim do cavalo do Felipe Melo e da ignorância de Dunga por competência da Holanda por fazer um jogo certo contra a seleção canarinho.
Agora não sei se é para se reconfortar com a derrota ou para simplesmente mostrar que ele tem vários fãs, Kaká está dando RT em qualquer mensagem de apoio à ele. Auto-promoção ou não, tente mandar sua mensagem, quem sabe assim você pode ser retuitato e cair no ostracismo daqui 5 segundos por um dos melhores jogadores de futebol do mundo!
Link: Twitter do Kaká (Twitter)

eBay processa espertinho que deu lance no próprio leilão

Da série "como se ferrar facilmente"
Da série "Como se ferrar facilmente"
Um britânico espertinho quis dar um jeitinho brasileiro para lucrar mais num site de leilões virtuais e se deu mal. Paul Barret, de 39 anos, colocou a mãe um produto (não divulgado) à venda no eBay, e como o valor das ofertas não chegava ao nível que esperava, ele mesmo deu um lance no seu próprio item para esquentar a disputa e elevar as propostas.
Mas o resultado foi bem diferente do que Barret esperava. O eBay identificou a manobra fraudulenta e processou o cidadão, que foi condenado a multa de 3 mil libras (cerca de 8 mil reais), mais 250 horas de trabalhos comunitários. Na hora de se justificar perante as autoridades, Barret defendeu-se dizendo que não sabia que era contra a lei dar lance em seu próprio leilão. O pior é que o juiz não se convenceu de que ele era inocente.
Procurada pela imprensa, uma representante do eBay disse que o site possui ferramentas para localizar esse tipo de prática. Portanto querido leitor, não tente dar uma de espertinho e fazer igual ao Paul.
Link: Un británico, multado con 3.600 euros por una oferta fraudulenta en eBay (20minutos)

Prince declara o fim da internet e reclamado do iTunes

PrinceEm entrevista ao jornal Daily Mirror, Prince declarou que “a internet está acabada”. Quando eu li isso, imediatamente pensei: “Quem é Prince?”. Em uma pesquisa no Google Imagens descobri que é um moço que gosta de tirar fotos com roupas femininas, fazer bicos e usar cabelos diferente. Mesmo não sendo fã da música do sujeito, acho que ele está certo em alguns pontos.
O cantor disse que não vê nenhum motivo para disponibilizar as suas músicas no iTunes ou em qualquer outro site desse tipo. “ Eles não vão me dar um adiantamento e ainda vão ficar bravos se vender pouco”. Se esse serviços acham que vão ganhar dinheiro com o Prince, devem pagar o cara como ele quiser. Se não faz diferença, não encham o saco dele.
É claro que não dá pra concorda com tudo o que Prince falou. Em um momento de empolgação apocalíptica, ele disse que “a internet é como a MTV: um dia, a emissora era super hype e, sem aviso, se tornou anacrônica. De qualquer forma, todos esses computadores e gadgets não são coisas boas. Eles só enchem a sua cabeça de números e isso não é legal”.
Nem sempre o cantor teve essa visão da internet. Na verdade, ele foi um dos primeiros a disponibilizar suas músicas na web. Pelo visto, a experiência não foi nada boa. Agora, ele pensa até em “fechar” o seu site oficial e deve distribuir o novo álbum em jornais impressos.
Link: Prince decreta el fin de la música en Internet (FayerWayer)

Google disponibiliza serviço de música online… na China!

google music china
Quem, com todas as suas faculdades mentais em ordem, poderia imaginar que o serviço de música online do Google seria disponibilizado primeiramente na China? Todos sabem dos enormes problemas que um dos impérios da internet está enfrentando com as restrições impostas pelo governo dos olhos puxados. Mesmo assim, está no ar o Google Music versão chinesa. No fim do mês passado, uma matéria do WSJ falava sobre a novidade, mas ninguém imaginava a China!
O meu chinês está meio enferrujado, mas, pelo visto, as músicas estão disponíveis para serem ouvidas e baixadas. O site prioriza o ranking de músicas por regiões do oriente, é claro. Mas existem listas de cantores europeus e dos Estados Unidos. Na parte “mais quentes” estão Michael Jackson e Lady Gaga. Nas aquisições recentes, encontrei Justin Bieber e Avril Lavigne.
Não adianta tentar baixar ou ouvir. Aparece uma mensagem dizendo que o serviço está indisponível para a sua região. Se alguém aí conseguir emular um acesso da China, por favor, teste o sistema e comente como funciona. Assim, ficamos sabendo se esse serviço é real mesmo.
O lançamento desse serviço, mesmo na China, mostra que o Google não está nem um pouco inibido com o quase monopólio do iTunes da Apple nas vendas de música pela internet. A briga vai ficar boa mesmo é no fim do ano, quando será lançado a terceira versão do Android, novo sistema operacional para celulares que deve conseguir sincronizar o aparelho com as músicas compradas no Music. Se cuida Steve Jobs!
P.S: Será que eles resolveram lançar (ou testar) o Google Music na China por causa das elásticas leis de patentes e direitos autorais do país? Fica a questão!
Link: Google battles Apple for music in the cloud (Computer World)

O que acontece quando o governos dos EUA sequestra um site

SiteSeizedNOTICE
Basicamente você vê a imagem acima.
O governo americano resolveu acabar com a brincadeira de vários sites de compartilhamento de arquivos ilegais e na semana passada tirou do ar nada menos do que nove sites ilegais em que filmes e músicas eram trocados entre os usuários, além de outros 7 que foram intimados estão sendo fechados durante essa semana.
Segundo a MPAA, que cuida dos direitos dos estúdios cinematográficos, a “Operação em nossos sites” foi a maior ação contra sites de troca ilegal de arquivos já efetuada nos Estados Unidos em um único dia. Se você quiser ver como um site “sequestrado” pelo governos dos EUA, basta visitar o TVShack.net, que até pouco tempo atrás hospedava até mesmo uma cópia de Toy Story 3.
Além de tirar os sites do ar o governo americano ainda bloqueou 15 contas bancárias, várias contas no Paypal e em serviços de publicidade on-line. Quatro mandados de busca e apreensão também foram emitidos para residências dos donos do site. É, se tem algo que o cinema nos ensinou é que não devemos brincar com o governos dos EUA (aqueles três brasões na imagem são realmente intimidadores.
Link: U.S. authorities seize websites over pirated movies (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário