sábado, 24 de julho de 2010

Bicicleta veio do futuro

A Grace veio do futuro

Bicicleta alemã será objeto de luxo e amiga do ambiente

Transporte amigo do ambiente e design futurista
Transporte amigo do ambiente e design futurista

Ainda há empresas que apostam fortemente na crescente evolução e inovação e nem a crise as trava.


Neste caso, nem se poderia falar da actual conjuntura económica para descrevermos o novo produto de alta tecnologia construído artesanalmente em alumínio e fibra de carbono.


Há quem diga que se trata de uma extravagância, outros de uma inovação com visão futurista, que poderá parecer uma simples motorizada, mas não o é.


A Grace, produzida por uma firma alemã com o mesmo nome, é uma bicicleta criada a partir de um conceito inovador – surge como a primeira e-motorbike. No entanto, será para muito poucos; para além de ser lançada “em edição limitada” e considerada um objecto de luxo, o valor não é para o bolso de qualquer um, já que poderá exceder os 5877 euros (preço sem IVA e apenas para o modelo base).


É controlada por microprocessador
É controlada por microprocessador

E para quem pensar que surge para contrariar o ambiente que se desengane. É construída numa estrutura ultra leve, em que o alumínio CNC é o material base e em fibra de carbono. O seu motor eléctrico (com energia de 1300 watts) é alimentado por uma baterias de iões de lítio, é silenciosa e sem emissões de dióxido de carbono, pois apenas requer alguns metros quadrados de painéis solares.


A bateria carrega em apenas uma hora e é tão leve que pode ser levada no carro, comboio ou autocarro e é totalmente legal nas estradas. Segundo a empresa, “é mais flexível do que uma E-scooter e mais estável do que uma E-bike”.


A Grace pode ser personalizada
A Grace pode ser personalizada

Algumas das características deste velocípede são semelhantes com outras bicicletas, mas esta pode ser personalizada – construída à medida, tem 64 cores disponíveis e uma caixa controladora, os travões são hidráulicos e accionam o farol de stop e o motor pode ser normal, de corrida ou montanha. Pode chegar a uma velocidade de 45 quilómetros por hora e é controlada por um microprocessador integrado no bloco do guiador.


A Grace foi concebida pelos engenheiros mecânicos Karl-Heinz Nicolai e por Michael Hecken. A quantidade de e-motorbikes lançadas a partir de janeiro de 2010, em “edição limitada”, não é revelada ao público e para encomendá-la terá de ser online.


Fonte: Cienciahoje.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário