sábado, 13 de novembro de 2010

Land Rover Range Rover Vogue

A receita para enfrentar maus pedaços com elegância faz 40 anos. E agora se apresenta na melhor forma

Por Rodrigo Leite | Fotos: Christian Castanho


Há 40 anos, a Land Rover já era conhecida por seu desempenho no fora de estrada. Seus jipes espartanos e eficientes já eram referência na superação dos maus caminhos. Encarar trilhas a bordo de um desses britânicos significava ter um painel sisudo de metal, banquinhos plásticos e zero de conforto e de ergonomia. Foi assim até 1970, quando a marca começou a se converter em grife ao mesclar o refinamento dos sedãs da Rover ao universo enlameado dos Land Rover. E assim nasceram os Range Rover.

A suspensão a ar permite alterar a altura em até 10 centímetros


A proposta era clara: alta dirigibilidade, conforto e desempenho soberbos, tanto no asfalto como fora da estrada. Passadas três gerações – e incontáveis face-lifts –, o utilitário esportivo consolidou sua posição numa faixa exclusiva de mercado. O modelo que avaliamos é mais luxuoso que qualquer Rover já produzido e um dos mais eficientes 4x4 da casa britânica – e ainda por cima dá uma bela aula de dinâmica no asfalto.

Cabine de comando: muitos botões e ainda mais funções comandadas por toque na tela


Estamos a bordo do Range Rover Vogue 2010, uma versão criada em 1981 para designar o topo da linha. As mudanças introduzidas foram mais profundas do que o desenho tradicional sugere. A principal novidade é o motor 5.0 LR-V8 Supercharger, o mesmo usado no Jaguar XJ e no XF-R, que rende 510 cv e 63 mkgf de torque. Ele é quase quatro vezes mais potente que o primeiro motor que equipou os Land Rover de 1970, um V8 Rover de 135 cv, uma desproporção que os números de pista ajudam a entender.

Parece analógico, mas é 100% digital


O Range Rover atingiu, ainda em segunda marcha, os 100 km/h em apenas 5,8 segundos. É número de carro esportivo – o XF-R fez a mesma prova em 5,1 segundos –, ainda que seja mais alto que o do Mercedes-Benz ML 63 AMG, que cumpriu o trajeto em 5,6 segundos. Antes do fim da reta de Limeira, já chegávamos à velocidade máxima de 220 km/h, limitada eletronicamente.

Bancos largos, console central, saídas de ar independentes, telas individuais: muito luxo


Tamanha disposição não tem seu preço abatido do conforto. A suspensão não é excessivamente rígida e o ruído do motor não se mostra arrogante. Pelo contrário, o Range Rover apresenta um rodar suave, típico dos melhores sedãs. Em frenagens mais agressivas, a frente mergulha, porém não há desvio de conduta dos 2680 kg. A 120 km/h, o Vogue precisou de 59,2 metros para parar.

Bancos largos, console central, saídas de ar independentes, telas individuais: muito luxo


Para acompanhar a exuberância do utilitário no asfalto, há uma boa dose de eletrônica. É o caso do Adaptive Cruise Control, que usa um radar na dianteira para detectar a presença de tráfego à frente e que opera em velocidades de até 180 km/h. É só selecionar a distância do carro da frente que o sistema se encarrega de acelerar e frear o carro. Para quem usa trailer, o Trailer Stability Assist detecta instabilidades no reboque e ajuda a corrigir a trajetória. Controle de estabilidade e Roll Stability Control, que detecta e previne situações com risco de capotamento, completam o pacote. Os amortecedores, por sua vez, têm sua carga monitorada 500 vezes por segundo, através do sistema DampTronic Valve.

No porta-luvas vão 6 CDs, e no porta-malas, 6 DVDs


Mas o fora de estrada também não fica desatendido. É possível ajustar a suspensão a ar para o nível mais alto e escolher uma das configurações do sistema Terrain Response, que ajusta os parâmetros de direção, tração e suspensão de acordo com o tipo de piso selecionado. Fica ao motorista a única tarefa de acelerar, virar o volante e frear.

O botão ajusta o Terrain Response


Para melhor domínio do terreno, é possível contar com o auxílio de cinco câmeras. São duas na dianteira, duas instaladas sob os retrovisores e uma atrás. É possível, através delas, checar todas as cenas do carro em uma trilha. Se esse apoio ainda não for suficiente, há uma sexta, portátil, que transmite imagens via Bluetooth. Ela pode ser fixada em algum ponto do carro, ou mesmo ficar do lado de fora, na mão de um “zequinha”. Em descidas, o Hill Descent Control limita a velocidade do carro em ladeiras escorregadias, conforme o ângulo de inclinação.

A câmera portátil vai grudada em qualquer parte da lataria


Por aqui, tamanho arsenal deve ter a mesma utilidade que uma bomba atômica teria para o Vaticano. Será difícil encontrar um proprietário que esteja disposto a utilizar no limite da lama as facilidades oferecidas pelo Vogue. A marca britânica garante que ele consegue andar junto dos clássicos Defender. Mais provável é que seu público faça bom uso dos confortos de bordo. Os bancos largos, forrados de couro austríaco, macios ao toque e com costuras precisas, oferecem conforto superior ao das poltronas que equipam a sala do luxuoso cinema do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo – cujo ingresso supera os 50 reais. O arcondicionado possui quatro zonas de refrigeração e é possível assistir a seu DVD favorito em três telas de LCD e sete canais de som, distribuídos por 14 alto-falantes da Harmann Kardon, enquanto a imagem é transmitida por três telas de LCD.

O som conta com 14 falantes


Uma tela de 12 polegadas substitui o quadro de instrumentos tradicional, que não abre mão do visual analógico dos mostradores. Com o carro desligado, uma paisagem ocupa o lugar dos instrumentos. Já a outra tela do painel sofre de dupla personalidade. Ao volante, você tem direito de ver, caso o veículo esteja rodando, as funções de navegador, os controles de fora de estrada ou as cinco câmeras dispostas ao redor do carro, e comandá-las por toques na tela – é possível até dar zoom na imagem.

Utilitário mais que esportivo: 0 a 100 km/l em 5,8 segundos



Se o passageiro da frente não quiser compartilhar essas informações, pode assistir a um filme na mesma tela por meio da tecnologia Parallax Barrier, que permite projetar duas imagens na mesma tela, em ângulos diferentes. Os dois monitores traseiros podem mostrar conteúdos distintos, enquanto fones de ouvido se encarregam de transmitir o som dessas atrações. Para os pequenos, uma opção a mais: é possível conectar um videogame nas saídas de áudio e vídeo do console central.

O motor V8 supercharger rende 510 cv, suficientes para levar cinco ocupantes e bagagens aos 220 km/h


Uma de suas grandes atrações, porém, surge na hora de assinar o cheque. Embora o valor de 399 900 reais seja mais que respeitável, ele é relativizado diante dos atributos apresentados e também do custo dos concorrentes de mesma configuração e potência, que custam, cerca de 40 000 reais a mais. E todos, sem exceção, adotam roupagem mais esportiva, propostas diferentes do terno de corte ajustado e refinado do Vogue.

QUATRO RODAS



ROVER 2011

A versão testada por QUATRO RODAS é o modelo 2010 do Land Rover Range Rover. O modelo 2011 acabou de ser apresentado na Inglaterra e traz, como principal novidade, o câmbio automático de oito velocidades. Ainda não há previsão para a chegada desse modelo aqui.



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção é similar à de um sedã e a suspensão a ar traz um conforto inigualável. Os freios Brembo são muito eficientes.
★★★★★

MOTOR E CÂMBIO
A transmissão de seis velocidades casa bem com o ótimo motor V8 Supercharger. O desempenho frente ao peso do carro é surpreendente.
★★★★★

CARROCERIA
A terceira geração sofreu leves retoques e faróis com leds. Na essência, é a mesma desde 2002, uma releitura do design de 1970. Os bancos dianteiros ficam próximos às portas e não há uma terceira fileira de bancos.
★★★

VIDA A BORDO
Há tantos gadgets no carro que ninguém reclamará se a viagem for longa. O conforto é um dos principais destaques do utilitário.
★★★★

SEGURANÇA
Completo, o Range é uma central de segurança: além dos airbags, há controle de tração e estabilidade, câmeras, radar frontal...
★★★★

SEU BOLSO
O principal rival do Vogue está em casa: a versão Sport, que traz menos equipamentos e custa 30 900 a menos. Na combinação conforto, desempenho e preço, deixa a concorrência comendo poeira.
★★★★



OS RIVAIS

BMW X5 M


Os 555 cv são o maior destaque do utilitário que custa 447000 reais e que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Mercedes-Benz ML 63 AMG


O estilo agressivo do utilitário esportivo de 510 cv combina com a dirigibilidade esportiva. E custa 242900 dólares.



VEREDICTO

Além da imagem clássica, o Range Rover Vogue ostenta um custo-benefício imbatível, ao unir desempenho, tanto no fora de estrada como no asfalto, a um altíssimo nível de equipamentos, num pacote não encontrado em nenhum de seus concorrentes.



Motor: V8 / 32V / dianteiro / longitudinal
Cilindrada: 4 999
Diâmetro x curso: 92,5 / 93
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 510
Torque: 63,7
Câmbio: automático / 6 / tração integral
Peso: 2 680
Peso/potência: 5,2
Peso/torque: 42,1
Porta-malas/caçamba: 994
Tanque: 101
Suspensão dianteira: McPherson, pneumática
Suspensão traseira: duplo A, pneumática
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Direção: hidráulica / 3,5 voltas
Pneus: 255/50 R20 (diant.) / 255/50 R20 (tras.)
Consumo urbano: 4,8
Consumo rodoviário: 7,7
0 a 100 km/h: 5,8
0 a 1000 m: 25,3
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 2,9
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 3,0
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 3,8
Velocidade máxima: 220
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 59,2 / 26,1 / 14,7
Ruído interno 1ª rpm máx: 63,3
Ruído interno 80 / 120 km/h: 53 / 61,1

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