segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BMW e PSA fecham acordo por tecnologias híbridas

Empresas pretendem desenvolver componentes em conjunto

Por Vitor Matsubara | Quatro Rodas

Os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën anunciaram a criação da BMW Peugeot Citroën Electrification, uma joint-venture para ampliar a cooperação entre as empresas em torno das tecnologias híbridas.

O objetivo é trabalhar em conjunto no desenvolvimento de componentes para veículos híbridos (como packs de baterias, geradores, carregadores, etc.) e de softwares para o funcionamento dos sistemas híbridos. Os parceiros pretendem desenvolver, produzir e/ou adquirir os componentes de forma conjunta, proporcionando economias de escala para ambos os grupos. As empresas projetam desenvolver componentes híbridos padronizados para a eletrificação dos veículos das marcas Peugeot, Citroën e BMW.

As operações devem ser iniciadas no segundo trimestre de 2011, embora ainda dependa da aprovação das autoridades competentes da área da concorrência na Europa. Os novos componentes híbridos resultantes dessa cooperação devem equipar os veículos de ambos os parceiros a partir de 2014.

O anúncio da joint-venture é mais um capítulo da história de parceria entre o grupo PSA e a BMW. As empresas possuem um acordo para a produção de motores a gasolina e já fabricaram mais de 1,8 milhão de conjuntos entre 2006 e 2010. Os motores produzidos atualmente equipam os modelos da MINI, assim como alguns das marcas Peugeot e Citroën.

Nenhum comentário:

Postar um comentário