sábado, 19 de junho de 2010

«Método de Elementos Finitos» serve cursos de Engenharia

Livro vem colmatar a falta de literatura técnica em português nesta área

Por Luísa Marinho

Utilizado em todos os ramos da engenharia, o Método de Elementos Finitos (MEF) destina-se a simular processos complexos reais.

Filipe Teixeira-Dias (do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro), um dos quatro autores do livro com o mesmo nome agora editado pela ETEP, explicou ao «Ciência Hoje» que apesar de existirem “centenas de livros publicados sobre esta técnica, não existia nenhum em português”.

Uma empresa do ramo automóvel é obrigada, por questões de segurança, a realizar «crash tests». Para isso, tem de utilizar carros reais e provocar choques reais. Dispendioso para a empresa, este método pode ser substituído por simulações computacionais


Este é apenas um dos exemplos da utilização da técnica de elementos finitos, que pode ser aplicada a qualquer ramo da engenharia.

O MEF “é ensinado como iniciação nos actuais cursos de engenharia”, explica Teixeira-Dias. No entanto, “saber aplicá-lo na prática requer experiência e um trabalho muito exigente”. O livro foi escrito “tendo em conta os programas dos diversos cursos de Engenharia, para que pudesse ser um manual utilizado pelos alunos de licenciatura”.

No entanto, explica, “o livro tem capítulos mais direccionados para alunos de mestrado e doutoramento e mesmo para quem já está no mercado de trabalho”. Também será útil para professores e formadores.

Os restantes autores do livro são Joaquim Pinho da Cruz, Robertt Fontes Valente, Ricardo Alves de Sousa, todos eles docentes e investigadores na Universidade de Aveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário