quinta-feira, 19 de novembro de 2009

curiosidades sobre informatica

Trojan (Cavalo de Tróia)

Vírus de computador especializado em realizar alguma função local determinada dentro do computador hospedeiro e por isso, muitas vezes precisam da ajuda de outros vírus para se espalhar pelas redes de computadores. Esses vírus de computador são instalados discretamente e tem como ação possibilitar que seus criadores possam acessar dados confidenciais que estejam no computador e até executar comandos, sem que o usuário (ou o dono) do computador perceba.

Denominações: Trojan, Cavalo de Tróia

Spyware (Espião)

Vírus de computador especializado em espiar as ações do usuário na máquina. Muitos desses vírus são distribuídos através de programas gratuitos (free software e freeware) e seus distribuidores dizem ser apenas para fins de publicidade e não para dar golpes.

Denominações: Spyware, Espião

Vírus de Boot (Vírus no Sector de Inicialização)

É um vírus de computador que infectar a partição de inicialização do sistema operacional. Todo computador tem um setor de boot (setor de inicialização). Esse vírus invade esse setor e assim consegue ser ativado antes do sistema operacional ser carregado.

Denominações: Vírus de Boot, Vírus no Sector de Inicialização

Worm (Vermes, Minhocas)

Vírus de computador especializado em se espalhar rapidamente pela rede. Para ser facilmente espalhado pela rede, um vírus de computador precisa ser pequeno e ter grande habilidade de se copiar para as unidades de armazenamento fixo e removível.

Com o objetivo de fazer um vírus se espalhar rapidamente, os seus programadores priorizam a capacidade de o vírus se copiar e acabam deixando de lado o desejo de dar grandes prejuízos ao computador hospedeiro. O vírus ficando mais leve e menos complexo facilita o seu processo de disceminação.

Muitos dos criadores de vírus de computador, com a intenção de tornar suas criações mais conhecidas, criam worm (vermes).

Denominações: Worm, Vermes, Minhocas

NetBurst (Microarquitetura NetBurst, Intel NetBurst)

NetBurst é uma microarquitetura de processadores desenvolvida pela empresa Intel.

A Arquitetura NetBurst é uma Arquitetura Intel de 7ª geração.

A Arquitetura NetBurst é usada pelos processadores das famílias Pentium 4, Pentium D e Pentium Extreme Edition.

A Arquitetura NetBurst tem como principal características alcançar altas frequências com potência elevada, o que requer sistemas de resfriamento especiais e alto consumo de energia.

Denominações: NetBurst, Microarquitetura NetBurst, Intel NetBurst

Keylogger (Capturador de Teclas)

Vírus de computador especializado em copiar tudo o que é digitado no computador.

Denominações: Keylogger, Capturador de Teclas

Exploit (Explorador de Falhas)

Vírus de computador especializado em explorar alguma falha no sistema operacional ou em algum outro programa de computador em execução.

Denominações: Exploit, Explorador de Falhas

Hyper-Threading (HT, Tecnologia Hyper-Threading)

Hyper-Threading é o nome dado à tecnologia da Intel que permite que um único processador físico simule dois processadores virtuais, executando, desta maneira, dois fluxos de instruções diferentes (sejam eles processos ou "threads") simultaneamente, o que aumenta a taxa de utilização, a taxa de rendimento e o desempenho do processador. Cada núcleo lógico de um núcleo físico com tecnologia Hyper-Threading possui o seu próprio estado de arquitetura (Architecture State), ou seja, possui os seus próprios registradores de controle, registradores de segmentos, registradores de dados, registradores de depuração. Cada núcleo lógico possui também o seu próprio APIC (controlador avançado programável de interrupções) e a maior parte dos MSRs (Model Specific Registers).

O Hyper-Threading começou a ser usado nos novos processadores Pentium 4 que eram chamados de Pentium 4 HT e tinham um ganho médio de desempenho de 30% em relação aos equivalentes que não possuiam a tecnologia HT (Hyper-Threading).

A Tecnologia Hyper-Threading foi criada para melhora o desempenho dos processadores Pentium 4 maximizando o uso dos recursos de execução existentes na microarquitetura Intel NetBurst e aproveitar a característica de multiprocesso dos sistemas operacionais modernos.

Denominações: Hyper-Threading, HT, Tecnologia Hyper-Threading

Nenhum comentário:

Postar um comentário