quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FEUP recebe prémio da IBM

Faculty Awards para João Falcão e Cunha


João Falcão e Cunha
João Falcão e Cunha
O investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João Falcão e Cunha, vai receber hoje, em Lisboa, o prémio Faculty Awards, atribuído pela IBM. O galardão reflecte o contributo da instituição académica para a Ciência dos Serviços, ou SSME. O SSME, enquanto proposta curricular da IBM, incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares base as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão.

O prémio Faculty Awards – cuja edição de 2009 presta homenagem a John Backus, um Fellow da IBM – concretiza-se na atribuição de 10 mil dólares a universidades envolvidas em projectos de investigação inovadores.

Continuar a ler...


Inteligência Artificial
reúne 150 investigadores

Até quinta-feira, especialistas de 14 países
estão em Aveiro


Hod Lipson, da da Cornell University
Hod Lipson, da da Cornell University
Entre hoje e quinta-feira, Aveiro recebe o 14º Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA’2009). O objectivo desta conferência bianual é promover as investigações nesta área bem como divulgar os seus resultados.

O encontro, que tem lugar no Hotel Meliá Ria, é organizado por docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) e da Universidade de Aveiro. A conferência reúne 150 investigadores de 14 países.

Continuar a ler...


Investigadores de informática reúnem-se na Régua



Visão simplifica do uso de software colaborativo
Visão simplifica do uso de software colaborativo
Organizada pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) vai decorrer entre 13 e 17 de Setembro, no Peso da Régua, a conferência internacional «CRIWG 2009 - 15th Collaboration Researchers’ International Workshop on Groupware».

Este encontro, que se realiza anualmente, tem como objectivos apresentar ideais inovadoras, estudos, protótipos e resultados de investigação científica na área de CSCW (Computer Supported Cooperative Work – trabalho cooperativo suportado por computador) e Groupware (software de suporte a trabalho em grupo).


Continuar a ler...


Estudantes da FEUP vencem «Cadence Design Contest»

Atribuição de título «Fastest Full Custom Layout Designer of the Year» em Munique



Américo Dias e Daniel Oliveira
Américo Dias e Daniel Oliveira
Américo Dias e Daniel Oliveira, estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acabam de vencer o «Cadence Design Contest». Este concurso, líder mundial de CAD para projecto de circuitos integrados, atribuiu-lhes o título de «Fastest Full Custom Layout Designer of the Year».

Alunos do 4º e 5º ano do mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – ramo de telecomunicações – Daniel Oliveira e Américo Dias (também bolseiro INESC Porto) receberam o galardão das mãos do próprio presidente da Cadence, Lip-Bu Tan, no âmbito da CDNLive! EMEA, a Conferência anual da empresa que decorreu de 18 a 20 de Maio, em Munique.

Continuar a ler...


Empresa portuguesa desenvolveu tecnologia para satélites da ESA



Satélites Planck (na foto) e Herschel usam tecnologia portuguesa
Satélites Planck (na foto) e Herschel usam tecnologia portuguesa

A Critical Software, empresa portuguesa com sede em Coimbra, desenvolveu o sistema operativo utilizado pelos satélites Herschel e Planck, que Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) vai lançar dia 14 de Maio, quinta-feira, numa das suas mais complexas missões.

A empresa revela, em nota de empresa, que integrou o consórcio industrial europeu, liderado pela Thales Alenia Space, que desenvolveu o sistema operativo dos computadores dos dois satélites. O objectivo era adaptar e qualificar o sistema operativo dos computadores desses dois satélites para uma missão que é considerada das mais complexas de sempre da ESA.



Continuar a ler...


União Europeia quer garantir privacidade dos europeus no uso de pastilhas inteligentes



Pastilhas inteligentes podem substituir códigos de barras
Pastilhas inteligentes podem substituir códigos de barras

As pastilhas inteligentes, que no futuro irão substituir os actuais códigos de barras, deram origem a um conjunto de recomendações, elaboradas pela Comissão Europeia, destinadas a garantir o respeito pelo direito fundamental dos cidadãos à privacidade e à protecção de dados.

Assim, os consumidores "devem poder verificar" se os produtos que compram nas lojas utilizam ou não pastilhas inteligentes e, quando compram produtos com esta tecnologia incorporada, estas devem ser desactivadas de forma automática, imediata e gratuita no ponto de venda, a menos que o consumidor opte explicitamente pela manutenção em actividade da pastilha.



Continuar a ler...


Universidade de Aveiro integra grupo de trabalho para o Registo Clínico Electrónico Nacional



RCE nacional vai contar com a participação da Universidade de Aveiro
RCE nacional vai contar com a participação da Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro foi nomeada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, para integrar o grupo de trabalho para o Registo Clínico Electrónico (RCE) nacional. O grupo tem por missão definir uma proposta de estratégia, especificações e recomendações que constituirão a base de trabalho para a implementação do RCE em Portugal.

Continuar a ler...


Futebol robótico com novos craques

ISEP contrata novos robôs humanóides para competição



Robôs podem vir a vencer humanos
Robôs podem vir a vencer humanos

A equipa de futebol robótico do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a cargo do Laboratório de Sistemas Autónomos, anunciou hoje a ‘contratação’ de três novos craques, para reforçar a equipa no campeonato da Robocup Federation.

Os recentes membros da equipa do ISEP são Humanoids NAO, uma evolução que se admite que possa vir a ser os próximos protagonistas do futebol robótico, já que não se trata de simples robôs humanóides.

Estes autómatos estão especialmente vocacionados para a investigação científica no campo da robótica e dos sistemas autónomos, estando o ISEP a contar com a sua prestação para a competição na Robocup Federation, a liga do futebol robótico.



Continuar a ler...


Postes de iluminação inteligentes vão ganhar terreno «aos poucos»

José Carlos Pereira, vencedor do Prémio BES Inovação, fala a Ciência Hoje do seu trabalho



José Carlos Ferreira
José Carlos Ferreira
Postes de iluminação e electricidade mais leves, mais resistentes, recicláveis e sem perigo de electrocussão foram galardoados com o Prémio BES Inovação na categoria “Processo Industrial”. A ideia surgiu a José Carlos Pereira, no âmbito do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e já deu origem a uma empresa.

O engenheiro avançou ao Ciência Hoje que, ao longo dos anos, “esta tecnologia irá ganhar terreno e aos poucos, os novos irão substituir os tradicionais, até porque são economicamente mais competitivos e ecológicos”.



Continuar a ler...


Veleiro não tripulado da Faculdade de Engenharia do Porto na primeira travessia do Atlântico


O veleiro numa fase da construção (imagem FEUP)
O veleiro numa fase da construção (imagem FEUP)
Um veleiro não tripulado, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai participar na primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em barcos à vela não tripulados, com partida marcada para Outubro. O veleiro, com 2,5 metros de comprimento, resulta de um projecto iniciado em Janeiro de 2007 e, segundo revelou hoje a FEUP, foi inspirado no desenho de veleiros actuais de competição oceânica.


Continuar a ler...


Cientista norte-americano afirma no Porto que os computadores podem exprimir emoções

Elogiado o trabalho da investigadora portuguesa Goreti Marreiros


Segundo Andrew Ortony é já possível prever emoções
Segundo Andrew Ortony é já possível prever emoções
Os computadores poderão prever um determinado comportamento humano através da introdução de dados sociais e emocionais das pessoas, defendeu hoje, no Porto, um especialista nosrte-americano em inteligência artificial.

Andrew Ortony, professor da Northwestern University, em Chicago, considerou "em princípio" ser possível colocar um computador a prever emoções, através da introdução de dados sobre reacções dos humanos a determinadas situações, nomeadamente a felicidade.

Continuar a ler...


Sistema de detecção de peões associado ao automóvel premeia investigador de Coimbra


Luciano Oliveira quer prever e antecipar comportamento dos peões
Luciano Oliveira quer prever e antecipar comportamento dos peões
Um investigador brasileiro da Universidade de Coimbra venceu um prémio internacional ao desenvolver um modelo inovador para a criação de um sistema de visão associado ao automóvel, que detecta peões até 50 metros, foi hoje anunciado.

No concurso, proposto por um consórcio europeu que exigia a criação de um modelo computacional capaz de detectar peões para desenvolvimento de sistemas de alerta aos condutores, o investigador Luciano Oliveira apresentou uma solução inovadora, através da fusão de dois algoritmos matemáticos que simulam funções cerebrais.


Continuar a ler...


Quase metade da electricidade nos lares britânicos vai ser gasta por aparelhos electrónicos em 2020



Televisores de ecrã plano, computadores e outros dispositivos "hi-tech" vão gastar quase metade do total da electricidade consumida nas casas britânicas em 2020, segundo um relatório divulgado ontem por um organismo de conservação de energia. Segundo o estudo do Energy Saving Trust, citado pela Reuters, este tipo de equipamentos vai ultrapassar os electrodomésticos e a iluminação como principal "sorvedouro" de electricidade, a nível doméstico.


Continuar a ler...


LIP apresenta o novo nó de computação GRID



O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) vai apresentar amanhã pelas 17H00, no Laboratório de Computação Avançada, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o novo nó de computação GRID que está em operação desde o início deste mês.

Continuar a ler...


Fibra óptica torna a região de Braga a mais atractiva do pais - afirma vice-reitor da UM



Manuel Mota
Manuel Mota
O vice-reitor da Universidade do Minho (UM) afirmou ontem, em Guimarães, que a recente conclusão da estrutura de fibra óptica e os investimentos em institutos científicos internacionais e no Avepark "tornam o Minho a região mais atractiva do país". Manuel Mota adiantou que a estrutura local de comunicações por fibra óptica de banda larga, um investimento de 1,5 milhões de euros, abrange mais de 400 quilómetros quadrados ligando as cidades de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos. A estrutura - sublinhou o responsável - está a ser alargada para Ponte de Lima e Fafe, a Norte, e em direcção a Vizela, a sul.


Continuar a ler...


Invisual que testou acessibilidade de sites faz balanço positivo



Fernando Santos testa info-inclusão (imagem Integra21)
Fernando Santos testa info-inclusão (imagem Integra21)
O invisual que está há dez dias a testar o grau de acessibilidade dos sites portugueses a pessoas com deficiências visuais fez hoje um balanço positivo da experiência durante uma conversa on-line com o Presidente da República.

Numa conversa que durou aproximadamente dez minutos e realizada em alta voz, Fernando Santos deu conta a Cavaco Silva das principais dificuldades com que se deparou durante a experiência, principalmente no que diz respeito ao comércio electrónico e no acesso a alguns sites de serviços, mas acabou por fazer um «balanço positivo".


Continuar a ler...


Última lição de Hermínio Duarte-Ramos



Hermínio Duarte-Ramos: a última aula
Hermínio Duarte-Ramos: a última aula
Hermínio Duarte-Ramos, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, profere a sua lição de jubilação na próxima segunda-feira, dia 18, às 15 horas, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Caparica. Nesta última lição, intitulada «Pensamento e Acção do Humano Sistémico», enuncia as ideias fundamentais que desenvolveu na vida universitária, em Portugal, Angola e Alemanha.

.


Continuar a ler...


Piratas informáticos controlam mais de um milhão de computadores em todo o mundo



Mais de um milhão de computadores no mundo são controlados por «hackers», que os utilizam para atacar serviços on-line, espalhar correio electrónico não solicitado e roubar informação pessoal, segundo um relatório apresentado hoje pelo FBI. Os autores de redes de «botnets», uma teia de computadores «zombie», é quase impossível de dominar na totalidade, mas o FBI já conseguiu deter alguns dos piratas informáticos que controlam os computadores de outros utilizadores.


Continuar a ler...


ENE3 arranca amanhã em Coimbra



(imagem FCTUC)
(imagem FCTUC)
O I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Electrotécnica (ENE3), que vai reunir, pela primeira vez, os estudantes de engenharia electrotécnica de todas as universidades e politécnicos do país, tem início já no dia 2 de Abril. Na sessão de abertura, que vai decorrer pelas 11H00, no auditório do Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estarão presentes António Gomes Martins, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Celestino Quaresma, presidente da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, João Gabriel Silva, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Gisele Cavalcanti, directora de marketing da EFAPEL, e Humberto Jorge, presidente do Conselho do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Continuar a ler...


Estudantes de engenharia electrotécnica de todo o País reúnem-se em Coimbra



O I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Electrotécnica (ENE3), que se realiza de 2 a 5 de Abril na Universidade de Coimbra, vai reunir, pela primeira vez, os estudantes de engenharia electrotécnica de todas as universidades e politécnicos do país.

Continuar a ler...


Danças com vírus

Canadiano John Aycock fala em Lisboa sobre males informáticos





John Aycock
John Aycock
John Aycock, professor da Universidade de Calgary, Canadá, apresenta no próximo dia 15 de Março uma conferência sobre vírus informáticos e malware, onde explica como se criam virús informáticos. Baseando-se na sua experiência como docente da cadeira Computer Viruses and Malware, que contém no seu método de avaliação a componente original de os alunos sintetizarem um vírus informático, John Aycock explica deste modo as ameaças existentes actualmente no domínio da segurança informática.


Continuar a ler...


Conferência mundial de redes de comunicações realiza-se em Portugal





Duzentos especialistas mundiais em Redes de Comunicações vão estar no Estoril, de 23 a 25 de Janeiro, no “ICOIN 2007 - The International Conference on Information Networking 2007”. Organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), com o apoio do Instituto Superior Técnico (IST) e da Universidade da Beira Interior (UBI), esta conferência científica, já na sua 21ª edição, centra-se na área das Redes de Comunicações - a área de convergência entre a Informática e as Telecomunicações.

Continuar a ler...


UC apresenta o maior computador nacional de cálculo científico amanhã

Museu da Ciência inaugurado no mesmo dia



“Milipeia” é um sistema de 520 processadores instalado no Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra
“Milipeia” é um sistema de 520 processadores instalado no Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra
A “Milipeia” – o maior sistema computacional destinado a cálculo científico instalado em Portugal – vai ser inaugurada, no próximo dia 5 de Dezembro, pelas 11H30. O evento decorrerá no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no anfiteatro do rés-do-chão, e contará com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Estarão ainda presentes o presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Sentieiro, e a directora da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas.

Continuar a ler...


Prémio TleIA 2006 distingue trabalho em Inteligência Artificial

Associação Portuguesa promove galardão no âmbito das comemorações dos 50 anos da AI



A Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial vai atribuir o Prémio Nacional de Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial – TleIA 2006. O objectivo, como explicou ao Ciência Hoje o presidente daquele organismo, Pedro Henriques, "é estimular os estudantes de graduação a aumentar o seu interesse pela área, a aperfeiçoar os seus trabalhos e a divulga-los". Instituído pela primeira vez, o galardão associa-se ainda às comemorações dos 50 anos da Inteligência Artificial.

Continuar a ler...


Japoneses apostam na transmissão de dados pela luz visível

Postes de iluminação pública como emissores de mensagens multimédia?



Investigadores japoneses estão a apostar na utilização da luz visível artificial para transmitir informações, uma tecnologia com forte potencial comercial que poderá, por exemplo, transformar postes de iluminação pública em emissores de mensagens multimédia. Embora a ideia de explorar a luz como veículo de sinais não seja nova, o projecto de usar a luz visível tem menos de cinco anos.



Continuar a ler...


Computadores ajudam a lutar contra a malária

Programa informático desenvolvido pelo Centro Europeu para Pesquisa Nuclear


Enquanto envia e-mails ou, simplesmente, navega pela internet, o seu computador pode ajudar a combater a malária, um dos maiores desafios humanitários em África. O programa, concebido e coordenado pelo Centro Europeu para Pesquisa Nuclear, incide em utilizar a capacidade inactiva de um computador privado, para simular a forma como a doença se está a disseminar naquele continente. Actualmente, o paludismo mata mais de um milhão de pessoas por ano e é a maior causa da mortalidade infantil.

Continuar a ler...


Aproveitamento da energia das ondas

Enersis é um projecto pioneiro


Converter a energia das ondas em electricidade foi o propósito do estudo desenvolvido pelo INESC Porto para a Enersis. A identificação do ponto de ligação à rede mais adequado para uma central que irá converter a energia das ondas em electricidade foi da responsabilidade da Unidade de Sistemas de Energia – USE, do INESC Porto. A futura central a instalar na Póvoa de Varzim terá a potência de 24 MW e utilizará a tecnologia Pelamis. O estudo realizado desenvolveu análises de impacto na exploração das redes de 60 KV a norte do Porto e na Rede Nacional de Transporte para vários cenários de operação.



Continuar a ler...


Japão prepara previsões meteorológicas a 30 anos



O Japão planeia dispor de previsões meteorológicas a 30 anos capazes de antecipar tufões, tempestades, nevões, secas e outras inclemências do tempo, com a ajuda de um supercomputador, disse hoje fonte oficial, citada pela Lusa. O projecto, com início marcado para o próximo ano, assenta nos poderes de um dos supercomputadores mais rápidos do mundo e resulta do esforço de investigação desenvolvido pelo Ministério da Ciência japonês para detectar tendências de aquecimento global nos próximos 300 anos.



Continuar a ler...


X CBIS recebe trabalhos até 14 de Julho e oferece prémio



Trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação concorrem ao Prémio CBIS 2006 que oferecerá ao vencedor a participação no Simpósio Anual da American Medical Informatics Association, em Novembro deste ano em Washington. A data para submissão de trabalhos foi prorrogada até 14 de Julho. O prazo para a inscrição de trabalhos no X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde termina no dia 14 de Julho. O Congresso será realizado em Florianópolis de 14 a 18 de Outubro. Os trabalhos apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação concorrem ao Prémio CBIS 2006. O vencedor terá inscrição, passagem em classe económica e cinco diárias para participar do Simpósio Anual da American Medical Informatics Association (AMIA) que será realizado de 11 a 15 de Novembro em Washington, nos EUA.

Continuar a ler...


Prémio Nacional de Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial



No contexto das comemorações dos 50 anos da Inteligência Artificial, a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) vai instituir pela primeira vez em 2006 o Prémio Nacional de Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial - TLeIA 2006, com a finalidade de distinguir projectos de licenciatura ou de bacharelato de mérito, no domínio científico da Inteligência Artificial, pretendendo, assim, estimular os estudantes de graduação a aumentar o seu interesse pela área, a aperfeiçoar os seus trabalhos e a divulgá-los a nível nacional. O prazo de entrega dos trabalhos termina a 30 de Setembro.

A nova direcção da APPIA é liderada por três professores da Universidade do Minho: Pedro Henriques, Paulo Novais e César Analide





ISEP comemora 50 anos de Inteligência Artificial

Luís Moniz Pereira abre o programa


O termo Inteligência Artificial foi introduzido por John McCarthy durante um "workshop" que se realizou no verão de 1956 no Dartmouth College. Nesse encontro estiveram presentes alguns outros pioneiros na área como Marvin Minsky, Claude Shannon, Allen Newell, Herbert Simon, Trenchard More e Arthur Samuel.

De modo a celebrar esse acontecimento será organizado depois de amanhã, dia 31, no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto (Auditório E) o “Dia Comemorativo dos 50 Anos da Inteligência Artificial”. A sessão abre com uma alocução de Luís Moniz Pereira, geralmente considerado um dos três fundadores da Inteligência Artificial portuguesa. A organização é do GECAD –Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão e com o apoio da APPIA – Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, do Chapter Português da Computational Intelligence Society do IEEE e do DEI – Departamento de Engenharia Informática do ISEP.

Luís Moniz Pereira explica, num texto seu, o que se deve entender por Inteligência Artificial: «A IA é uma disciplina científica que utiliza as capacidades de processamento de símbolos da computação com o fim de encontrar métodos genéricos para automatizar actividades perceptivas, cognitivas, e manipulativas, por via de algoritmos. Recorde-se que um algoritmo é um método seguro e rigoroso para atingir um resultado. A IA comporta quer aspectos de psico-análise como de psico-síntese. Possui uma vertente de investigação fundamental analítica acompanhada de experimentação, e uma vertente de síntese engenheirística, as quais, em conjunto, estão a promover uma revolução tecnológica: a da automatização de faculdades mentais por via da sua implementação em computadores.»



Continuar a ler...


Produzir energia para consumo próprio e venda pública

INESC Porto lidera More/ MICROGRIDS, grande projecto financiado pela UE



Os actuais consumidores domésticos poderão produzir energia eléctrica para consumo próprio e também para venda à rede pública? Qual o volume de redução de emissões de CO2 que se pode obter com esta solução? Será possível obter autonomia nas redes eléctricas de baixa tensão em situações de colapso do sistema? Estas são questões que estão a ser estudadas no projecto More-Microgrids, a cargo da Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto, em colaboração com vários parceiros europeus no âmbito de um grande projecto de I&D financiado pela UE. O projecto explora um novo paradigma para as redes de distribuição de electricidade em baixa tensão, para as quais se prevê uma integração maciça de instalações de microgeração de electricidade, transformando-as em microredes.

Continuar a ler...


Tardes da Treta: «Há casos jurídicos que são como as cerejas»

Crónica de um ataque a uma cifra ingénua - Ciclo de Conferências no (DCC)



António Machiavelo (à direita) e Rogério Reis (à esquerda) apresentam depois de amanhã, às 17 horas, no anfiteatro do Departamento de Ciências dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a sessão Tardes da Treta: "Há casos jurídicos que são como as cerejas..." A conversa anda à volta de cifras e os organizadores deste debate explicam o que vão fazer.

Continuar a ler...


Luís Rocha preside a conferência sobre duas décadas de Vida Artificial

António Coutinho será um dos oradores



Luís Rocha
Luís Rocha
No início de Junho, na Universidade do Indiana, em Bloomington, vai ter lugar a conferência «Alife X: The Tenth International Conference on the Synthesis and Simulation of Living Systems», cujos «proceedings» vão ser publicados pela MIT Press. Esta conferência, organizada por um comité internacional chefiado por Luís Rocha, um professor português da Universidade do Indiana também afiliado ao Instituto Gulbenkian de Ciência, marca duas décadas de investigação numa área interdisciplinar que abrange a informática, física, química, biologia, inteligência artificial e filosofia de ciência – um período marcado por largos avanços tanto nas ciências da vida como nas tecnologias de Informação.

Continuar a ler...


Telemóveis 3G ajudam na aprendizagem escolar



Investigação recente mostra que a maior parte das crianças passa mais tempo a jogar do que a fazer os trabalhos de casa. Então, e que tal se “jogar” fosse trabalho de casa, ou pelo menos trabalho fora de aulas? Um projecto da Manchester Metropolitan University, financiado pela Europa, tem por objectivo mostrar como jogos e tecnologia móvel podem ser combinados de modo a dar novas experiências de aprendizagem a crianças estudantes, principalmente nos seus tempos livres. O projecto eMapps.com pretende apoiar o design dos jogos que os profesores estão dispostos a adoptar para usos pedagógicos, e assim contribuir para novas metodologias de ensino através da multimedia.

Continuar a ler...


Fans do desporto mais perto da acção em tempo real


Os fans de desporto podem agora interagir com as suas transmissões preferidas, em tempo real, através de TV’s digitais e telemóveis 3G, graças a uma infra-estrutura desenvolvida recentemente que abre um campo de oportunidades comerciais para as transmissoras e agências de publicidade, fornecendo meios de rendimentos adicionais à cadeia publicitária de desportos. O projecto MELISA, subsidiado pelo IST, fornece uma vasta selecção de serviços relacionados com transmissões desportivas pelos media, caracterizadas por realces visuais, publicidade interactiva embutida e serviços relacionados com desporto, em tempo real. O sistema também garante transacções seguras em tempo real para apostas e comércio electrónico, assim como subscrições.

Continuar a ler...


Mais de cem candidatos para o prémio Millenium Technology Prize 2006

Tim Berners-Lee, inventor da world wide web, foi o primeiro vencedor em 2004



O período de nomeação para o Millenium Technology Prize 2006, o maior prémio do mundo em tecnologia, fechou, e começou o processo de selecção do vencedor. Foram recebidas propostas de alto nível de 32 países. Exprimindo satisfação com a cobertura geográfica das nomeações recebidas, Tapio Alvesalo, secretário-geral da Millenium Prize Foundation e secretário do International Selection Committee, disse: “Em termos de consciência internacional do prémio Millenium Technology estamos especialmente satisfeitos ao ver uma participação mais forte da Africa e da Asia. A maior parte das nomeações de países individuais vieram da China e dos E.U.A.”

Continuar a ler...


Autenticação das Veias da Palma da Mão vence prémio de The Wall Street Journal



A Fujitsu Laboratórios anunciou que a sua tecnologia de Autenticação das Veias da Palma da Mão venceu o prémio internacional de inovação Wall Street Journal 2005, na categoria de Redes de Segurança. A Autenticação através das Veias da Palma da Mão é uma tecnologia biométrica que reconhece o padrão único das veias da palma da mão de um indivíduo, permitindo de uma forma extremamente segura, a sua identificação pessoal.

Esta tecnologia é muito difícil de enganar comparada com outros métodos de segurança biométrica, tendo em conta que as veias da palma da mão se encontram debaixo da pele. É também um sistema muito higiénico, uma vez que não é necessário um contacto directo com o mecanismo de scan, o que facilita a sua utilização em locais públicos.



Continuar a ler...


Dinheiro no telemóvel e câmara que reconhece sexo

Duas loucuras que nos vêm do Japão



Já pode deixar em casa o cartão Multibanco: o que não pode é esquecer-se do telemóvel. É que ir ao supermercado, alugar um vídeo, pagar um copo ao fim do dia podem ser feitos com o telefone portátil. Esta é uma das notícias que nos chega do Japão que criou o Edy, o novo serviço em terras do Sol Nascente. Pode carregá-lo até até 50 mil ienes, ou seja, 250 dólares.O carregamento até pode ser feito pela Internet: o dinheiro é transferido da sua conta bancária ou cartão de crédito para o telemóvel. É um sistema que dá pontos embora não tenha sido divulgado a que dão direito. E como paga? É simples: basta pôr a aparelho na máquina de leitura que descobre quanto existe de crédito disponível e deduz o valor gasto na operação.

Continuar a ler...


Vem aí o Big Father

Tsuugaku keitai - o telemóvel que acompanha todo o percurso das crianças





Vem aí o telemóvel que permite aos pais saberem onde se encontram os filhos em tempo real. O «Big Father» sucede ao «Big Brother» de Orwell. A KDDI, a segunda maior operadora de telemóveis japonesa, anunciou este mês a comercialização próxima do "tsuugaku keitai" (que literalmente quer dizer o telemóvel para o caminha da escola), ou seja, um telefone portátil que assegura o serviço de seguir as crianças a caminho das aulas e assim sossegar os pais. Tem um receptor de localização (GPS) integrado que transmite automaticamente, segundo critérios pré-, informações por e-mail a um dado endereço como, por exemplo, o do telemóvel dos pais. Este serviço permite assegurar, entre outras informações preciosas, que a criança está nas aulas à hora que devia lá estar.



Continuar a ler...

Nenhum comentário:

Postar um comentário