quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FEUP recebe prémio da IBM Faculty Awards para João Falcão e Cunha



João Falcão e Cunha
João Falcão e Cunha
O investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João Falcão e Cunha, vai receber hoje, em Lisboa, o prémio Faculty Awards, atribuído pela IBM. O galardão reflecte o contributo da instituição académica para a Ciência dos Serviços, ou SSME. O SSME, enquanto proposta curricular da IBM, incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares base as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão.

O prémio Faculty Awards – cuja edição de 2009 presta homenagem a John Backus, um Fellow da IBM – concretiza-se na atribuição de 10 mil dólares a universidades envolvidas em projectos de investigação inovadores.

Continuar a ler...


Inteligência Artificial
reúne 150 investigadores

Até quinta-feira, especialistas de 14 países
estão em Aveiro


Hod Lipson, da da Cornell University
Hod Lipson, da da Cornell University
Entre hoje e quinta-feira, Aveiro recebe o 14º Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA’2009). O objectivo desta conferência bianual é promover as investigações nesta área bem como divulgar os seus resultados.

O encontro, que tem lugar no Hotel Meliá Ria, é organizado por docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) e da Universidade de Aveiro. A conferência reúne 150 investigadores de 14 países.

Continuar a ler...


Investigadores de informática reúnem-se na Régua



Visão simplifica do uso de software colaborativo
Visão simplifica do uso de software colaborativo
Organizada pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) vai decorrer entre 13 e 17 de Setembro, no Peso da Régua, a conferência internacional «CRIWG 2009 - 15th Collaboration Researchers’ International Workshop on Groupware».

Este encontro, que se realiza anualmente, tem como objectivos apresentar ideais inovadoras, estudos, protótipos e resultados de investigação científica na área de CSCW (Computer Supported Cooperative Work – trabalho cooperativo suportado por
computador) e Groupware (software de suporte a trabalho em grupo).


Continuar a ler...


Estudantes da FEUP vencem «Cadence Design Contest»

Atribuição de título «Fastest Full Custom Layout Designer of the Year» em Munique



Américo Dias e Daniel Oliveira
Américo Dias e Daniel Oliveira
Américo Dias e Daniel Oliveira, estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acabam de vencer o «Cadence Design Contest». Este concurso, líder mundial de CAD para projecto de circuitos integrados, atribuiu-lhes o título de «Fastest Full Custom Layout Designer of the Year».

Alunos do 4º e 5º ano do mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – ramo de telecomunicações – Daniel Oliveira e Américo Dias (também bolseiro INESC Porto) receberam o galardão das mãos do próprio presidente da Cadence, Lip-Bu Tan, no âmbito da CDNLive! EMEA, a Conferência anual da empresa que decorreu de 18 a 20 de Maio, em Munique.

Continuar a ler...


Empresa portuguesa desenvolveu tecnologia para satélites da ESA



Satélites Planck (na foto) e Herschel usam tecnologia portuguesa
Satélites Planck (na foto) e Herschel usam tecnologia portuguesa
A Critical Software, empresa portuguesa com sede em Coimbra, desenvolveu o sistema operativo utilizado pelos satélites Herschel e Planck, que Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) vai lançar dia 14 de Maio, quinta-feira, numa das suas mais complexas missões.
A empresa revela, em nota de empresa, que integrou o consórcio industrial europeu, liderado pela Thales Alenia Space, que desenvolveu o sistema operativo dos computadores dos dois satélites. O objectivo era adaptar e qualificar o sistema operativo dos computadores desses dois satélites para uma missão que é considerada das mais complexas de sempre da ESA.



Continuar a ler...


União Europeia quer garantir privacidade dos europeus no uso de pastilhas inteligentes



Pastilhas inteligentes podem substituir códigos de barras
Pastilhas inteligentes podem substituir códigos de barras
As pastilhas inteligentes, que no futuro irão substituir os actuais códigos de barras, deram origem a um conjunto de recomendações, elaboradas pela Comissão Europeia, destinadas a garantir o respeito pelo direito fundamental dos cidadãos à privacidade e à protecção de dados.
Assim, os consumidores "devem poder verificar" se os produtos que compram nas lojas utilizam ou não pastilhas inteligentes e, quando compram produtos com esta tecnologia incorporada, estas devem ser desactivadas de forma automática, imediata e gratuita no ponto de venda, a menos que o consumidor opte explicitamente pela manutenção em actividade da pastilha.




Continuar a ler...


Universidade de Aveiro integra grupo de trabalho para o Registo Clínico Electrónico Nacional



RCE nacional vai contar com a participação da Universidade de Aveiro
RCE nacional vai contar com a participação da Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro foi nomeada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, para integrar o grupo de trabalho para o Registo Clínico Electrónico (RCE) nacional. O grupo tem por missão definir uma proposta de estratégia, especificações e recomendações que constituirão a base de trabalho para a implementação do RCE em Portugal.

Continuar a ler...


Futebol robótico com novos craques

ISEP contrata novos robôs humanóides para competição



Robôs podem vir a vencer humanos
Robôs podem vir a vencer humanos
A equipa de futebol robótico do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a cargo do Laboratório de Sistemas Autónomos, anunciou hoje a ‘contratação’ de três novos craques, para reforçar a equipa no campeonato da Robocup Federation.

Os recentes membros da equipa do ISEP são Humanoids NAO, uma evolução que se admite que possa vir a ser os próximos protagonistas do futebol robótico, já que não se trata de simples robôs humanóides.
Estes autómatos estão especialmente vocacionados para a investigação científica no campo da robótica e dos sistemas autónomos, estando o ISEP a contar com a sua prestação para a competição na Robocup Federation, a liga do futebol robótico.


Continuar a ler...


Postes de iluminação inteligentes vão ganhar terreno «aos poucos»

José Carlos Pereira, vencedor do Prémio BES Inovação, fala a Ciência Hoje do seu trabalho



José Carlos Ferreira
José Carlos Ferreira
Postes de iluminação e electricidade mais leves, mais resistentes, recicláveis e sem perigo de electrocussão foram galardoados com o Prémio BES Inovação na categoria “Processo Industrial”. A ideia surgiu a José Carlos Pereira, no âmbito do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e já deu origem a uma empresa.
O engenheiro avançou ao Ciência Hoje que, ao longo dos anos, “esta tecnologia irá ganhar terreno e aos poucos, os novos irão substituir os tradicionais, até porque são economicamente mais competitivos e ecológicos”.



Continuar a ler...

Nenhum comentário:

Postar um comentário