segunda-feira, 25 de julho de 2011

Veja mais dicas para aproveitar o test-drive de um carro

Programa 'AutoEsporte' mostra como funciona ABS, sensor de ré e memória.
Posicionar o banco corretamente é fundamental para a visibilidade.

Antes mesmo de comprar um carro, é importante o consumidor se informar sobre as tecnologias que cada modelo traz e fazer um test-drive. Dessa forma, a pessoa sabe exatamente o que está comprando e como usufruir corretamente dos benefícios do veículo. No programa "AutoEsporte" do último domingo (24), um teste foi organizado com dez pessoas para ensiná-las a usar os freios ABS, câmera de ré, sensores de estacionamento e até mesmo como posicionar o banco (veja ao lado).

O ideal é se sentar mais alto para ampliar a visão periférica. Para verificar se a posição do banco está certa, basta girar o volante com as mãos paralelas até 180 graus. Se o movimento foi simples e o corpo não desencostou do assento, é porque a distância está correta.
 Muitos carros possuem botões de memória que gravam exatamente a posição que o condutor deixou o carro. Assim, se outra pessoa usar e tirar o banco do lugar, basta ligar o carro ou acionar o sistema para ele voltar à posição correta.
A câmera de ré muda o hábito do motorista, por mostrar o que os espelhos retrovisores não conseguem. Para complementar esse auxílio visual, os sensores de estacionamento emitem um ruído quando o veículo se aproxima demais de um obstáculo.
Usar de forma correta o ABS também pode ser uma novidade para o condutor. O certo é pisar fundo sem tirar o pé do freio, até o carro ficar totalmente parado.
Quem não conhece o sistema, tem a tendência de parar de pressionar o pedal quando sente a vibração do ABS. No entanto, essa é uma característica desse tipo de freio, algo que deve ser considerado normal.
O sistema de auxílio a frenagens faz com que o veículo pare muito antes do que pararia normalmente e sem derrapar. Já o sistema de estabilidade faz diferença nas curvas, porque ele evita que o carro saia da trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário