quarta-feira, 15 de junho de 2011

Falha simples permitiu roubo de informações de clientes do Citibank


Bastava mudar uma informação na barra de endereço do navegador.
Especialista anônimo revelou detalhes ao ‘New York Times’.


O roubo de dados que afetou 210 mil clientes do banco Citibank nos Estados Unidos e Canadá teria ocorrido por uma falha muito simples, segundo um especialista anônimo informou ao jornal “The New York Times”. A brecha estaria na falta de verificação de credenciais do usuário logado. Uma vez dentro do sistema do Citibank, com uma conta válida, era possível alterar o número da conta na URL do navegador e ter acesso as outras contas do banco.
O correto nesse caso era verificar se a conta em uso no sistema era a mesma conta das informações solicitadas. É um tipo de falha na verificação de autorização para acesso de dados – no caso, endereços de e-mail, nomes e extratos.
Para facilitar a obtenção dos dados, os hackers criaram um pequeno programa que tentava vários números identificadores de conta, capturando os dados dos resultados válidos. O banco detectou a brecha e o ataque no início de maio, mas divulgou publicamente o ocorrido na quinta-feira passada (9).
Segundo o jornal “New York Times”, que citou especialistas do FBI e do Serviço Secreto dos Estados Unidos, a invasão ao Citibank é apenas mais uma em uma tendência de ataques que buscam obter dados pessoais para fins de venda a outros hackers e viabilizar fraudes financeiras usando roubo de identidade.


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